A Unasul é formada pelos 12 países da América do Sul. Foi criada durante reunião extraordinária de chefes de Estado em Brasília, em 2008. O tratado constitutivo da organização já foi ratificado por dez países (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela). Seu objetivo é construir um espaço de articulação cultural, social, econômico e político comum aos países da região.
Foram convidados para o debate a assessora da Secretaria-Geral da Unasul, Monica Bruckmann; o presidente do Instituto de Estudos Estratégicos para a Integração da América do Sul (Intersul), José Carlos de Assis; o presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias, José Alberto Pereira Ribeiro; e o ex-secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores e ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Samuel Pinheiro Guimarães Neto.
O debate faz parte de um ciclo de audiências públicas programado para o biênio 2013-2014, acerca do panorama da política econômica brasileira e as perspectivas para a próxima década, priorizando temas que influenciam a competitividade da economia, com ênfase no setor industrial e a melhoria do ambiente institucional. O requerimento para a realização do ciclo de debates foi apresentado pelos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Armando Monteiro (PTB-PE) e Delcídio do Amaral (PT-MS).
A audiência pública tem início às 19h.
Fonte: Agência Senado