O proprietário de um comércio de peças automotivas foi preso em flagrante pela Polícia Civil na sexta-feira (11), suspeito de atuar no desmanche de veículos furtados. A ação, conduzida por equipes da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), resultou na autuação do empresário pelo crime de receptação qualificada.
Cruzamento de Dados e Abordagem
O estabelecimento já estava no radar da DERFVA. Em um levantamento prévio de fiscalização, os investigadores fotografaram diversos veículos, sucatas e estruturas parcialmente desmontadas no local.
A partir desses registros, os policiais cruzaram as imagens com os dados dos sistemas institucionais de segurança e identificaram graves inconsistências envolvendo placas e componentes automotivos estocados. O resultado das apurações motivou o retorno da equipe policial ao comércio.
Durante a nova diligência, os investigadores flagraram uma grande quantidade de carcaças em diferentes estágios de desmontagem. A tática utilizada para dificultar o trabalho da polícia chamou a atenção: as numerações de identificação veicular (NIVs) foram encontradas separadas das peças, tendo sido fisicamente recortadas do metal das carrocerias.
Agilidade Criminosa
As consultas aos sistemas confirmaram que os fragmentos metálicos pertenciam a dois carros com queixa de furto: um VW Novo Gol (furtado em 2022) e um Hyundai HB20 (furtado em 30 de agosto deste ano).
No caso do HB20, a rapidez da ação criminosa se destacou: um intervalo de apenas 12 dias separou a data do furto e a localização de parte de sua estrutura já desmontada dentro do comércio. A originalidade das numerações recortadas foi atestada por exames técnico-periciais realizados pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Diante da materialidade do crime, o empresário foi encaminhado à DERFVA, interrogado e autuado em flagrante. Ele agora permanece à disposição do Poder Judiciário.
Laboratório Prático para Novos Policiais
A operação também serviu como laboratório real para alunos do Curso de Formação Profissional da Academia de Polícia Civil de Mato Grosso (Acadepol), que estão na reta final de preparação.
Sob a supervisão da autoridade policial da DERFVA, os futuros policiais civis puderam acompanhar e participar de perto da rotina de investigação, do trabalho de inteligência e dos procedimentos legais para a formalização do auto de prisão em flagrante.

