Cidades DESTAQUE 3

Distrito Industrial de Cuiabá terá robô bombeiro para atuar em casos de combate a incêndios

Com mais de 300 empresas instaladas, o Distrito Industrial de Cuiabá passará a utilizar robô em possíveis casos de combate a incêndio. A aquisição da nova tecnologia foi definida nesta semana, em reunião realizada entre a Associação das Empresas do Distrito Industrial (AEDIC) e a 3ª Companhia de Bombeiro Militar. A medida faz parte de um conjunto de ações anunciadas pelo presidente da instituição, Domingos Kennedy.

Além do moderno equipamento, a Associação também será responsável pela compra da substância denominada Líquido Gerador de Espuma (LGE), caracterizado pela eficiência na contenção de chamas e por ser biodegradável. As ferramentas serão repassadas à Companhia de Bombeiro estruturada dentro do Distrito Industrial. Os militares ainda terão à disposição um aplicativo contendo informações completas de todas as empresas.

Feito de material resistente ao calor, o robô bombeiro possui câmeras acopladas, possibilitando operação por meio de controle remoto, tanto durante o dia quanto no período noturno. Somado a isso, com a pressão, possui capacidade de mandar jatos de água ou LGE em um raio de distância de até 80 metros. O equipamento é reconhecido por sua agilidade e eficácia no atendimento das emergências de incêndio, principalmente as ligadas a produtos químicos.

Para o presidente da AEDIC, esse é mais um passo dado na garantia da segurança aos empresários e trabalhadores do local. “O Distrito Industrial tem caminhado na direção da modernidade, da tecnologia. Consequentemente, isso dá ao empresário e aos milhares de trabalhadores mais tranquilidade para continuar exercendo suas atividades. Essa é mais uma das várias importantes iniciativas que conseguimos implantar nos últimos anos”, argumentou Kennedy.

Em seu terceiro mandato como presidente, Domingos Kennedy tem sua gestão marcada por conquistas fundamentais para o Distrito Industrial. Entre as realizações, destacam-se as instalações do 24º Batalhão de Polícia Militar e do próprio Corpo de Bombeiros, além da instalação de gás natural para as indústrias, de câmeras de segurança pelo programa Vigia Mais, iluminação de LED e asfaltamento das vias.

A reunião desta semana contou com a presença do Ten. Cel. Mário Henrique Faro e do comandante-geral Cel. Flávio Gledson Vieira, que se dispuseram a organizar palestras de conscientização e prevenção na sede da Associação. Outra medida estudada para os próximos meses é a abertura de turmas de treinamentos para funcionários das empresas. As datas ainda serão definidas e anunciadas pelo presidente Domingos Kennedy.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.