Cultura

Prêmio Jejé de Oyá homenageia personalidades negras da Baixada Cuiabana

Uma das figuras mais conhecidas e irreverentes da cultura cuiabana, Jejé de Oyá marcou sua época como símbolo da luta contra o preconceito racial e sexual. E para celebrar sua história e reconhecer tantas outras personalidades negras da atualidade, o ‘Prêmio Jejé de Oyá – edição 2022’ será lançado na próxima sexta-feira (18.03), às 20h, na Casa Cuiabana, em Cuiabá.

Viabilizado por meio de emenda parlamentar atendida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto homenageará personagens negras de destaque social e premiará profissionais que se destacaram em suas áreas. 

“O Prêmio Jejé de Oyá tem o propósito de reconhecer os protagonistas de Cuiabá e da baixada cuiabana, que são muitos e há muito tempo fazem história”, diz Jeferson Bertoloti, idealizador da premiação. 

A edição 2022 homenageia cinco personagens negros de destaque na sociedade: o capoeirista Mestre Ray Kintê, a empreendedora cultural gastronômica Dona Eulália, a professora e escritora Jacy Proença, o Presidente da Unimed-Cuiabá, Rubéns Carlos de Oliveira Júnior, e a sambista Semites Marques.

Nos dias 07, 14 e 21 de abril, às 19h30, o site www.premiojeje.com.br transmite entrevistas com os personagens homenageados. As entrevistas serão conduzidas pelo jornalista e apresentador Elias Neto.

Além dos homenageados, serão premiados outros 10 profissionais que se destacam em suas áreas de atuação. A escolha será feita por uma banca de cinco jurados que são especialistas, estudiosos e militantes da história e das causas raciais e sociais. Na relação de categorias a serem premiadas estão gastronomia, artes visuais, comunicação, ciências, literatura, estética, performances artística e física, dentre outras. 

O evento de premiação está marcado para o dia 29 de abril, no Cine Teatro Cuiabá, ocasião em que homenageados e premiados recebem a estatueta assinada pelo escultor Junne Fontenele Cardoso.

O ‘Prêmio Jejé de Oyá – edição 2022’ é realizado pelo Instituto Cultural Casarão das Artes e produzido pela Bemtivi Academia de Arte com apoio da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB-MT. Para sua viabilização, o projeto conta com o fomento do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Lúdio Cabral.

Serviço

Prêmio Jejé de Oyá

Lançamento: 18/03, às 20h, na Casa Cuiabana

Premiação: 29/04, às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá

Mais informações: 65 9 9982 2854 (Bemtivi Academia de Arte)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e