Cultura

Governo de Mato Grosso participa de feira multisetorial de investimentos na China

O Governo de Mato Grosso participa pelo segundo ano consecutivo da 21ª CIFIT (Feira multisetorial), que ocorre entre os dias 08 e 11 de setembro, em Xiamen, província de Fujian, na China. O evento internacional de promoção de investimentos chineses visa facilitar a negociação bilateral, que tem como intuito estabelecer relações com outros governos, entidades do setor público e privado.

Em parceria com a Embaixada do Brasil e a Associacao de empresas brasileiras na China, a representante do Governo mato-grossense, a servidora estadual Ariana Guedes, acompanha as atividades no pavilhão brasileiro, que neste ano conta com a exposição de empresas como a Vale, Embraer, JBS, Suzano, Kameda, Simerx, Ecotrace, Embraco, entre outras.

Paralelamente a Cifit, ocorreu o Fórum dos Brics no qual foi assinado um termo de cooperação entre a Secretaria de Ciências, Tecnologia, e Inovação do Estado de Mato Grosso (Seciteci-MT), voltado ao Parque Tecnológico Mato Grosso e o Torch Park Xiamen (zona de livre comércio de alta tecnologia gerida pelo Ministério de Ciências e Tecnologia da China). Existem apenas três parques na China com a marca Torch.

“Neste ano, além da exposição de potencialidades do Estado foi possível mostrar projetos estaduais para investimentos e cooperação como o Parque Tecnológico Mato Grosso, smart cities, smart agriculture, mineração, entre outros. Uma grande oportunidade para mato Grosso são as parcerias para projetos de cooperação voltados a redução de emissões de carbono e neutralidade de carbono com foco na agricultura”, relata Ariana.

Ao formalizar a cooperação durante o Fórum, a Seciteci, poderá expandir os eixos de atuação do ecossistema de inovação do Estado por meio da parceria com o Xiamen Torch Park. A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) foram parceiros de Mato Grosso nesta iniciativa.

“Tantas formalizações e novidades que chegarão a Mato Grosso só mostram o nosso potencial enquanto estado produtor e gerador de desenvolvimento para o nosso país. É o governo do Estado trabalhando dentro e fora do Brasil para, cada vez mais, fazer o melhor por Mato Grosso”, conclui o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.

Fortalecimento

Neste ano, Mato Grosso foi o único estado brasileiro a participar do Simpósio Internacional para BRICS Think Tanks 2021, realizado no dia 10 de junho também na cidade de Xiamen, no leste chinês.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e