Cultura

Museu de História Natural e o Museu de Arte Sacra integram programação nacional

O Museu de História Natural e o Museu de Arte Sacra integram a programação da 19ª Semana Nacional de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no período de 17 a 23 de maio. Aderindo ao tema ‘O futuro dos museus: recuperar e reimaginar’, os equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) realizam atividades online e gratuitas.

Com ações simultâneas em todo o país, a Semana Nacional de Museus deste ano visa fomentar as discussões do campo museal ao propor a reflexão sobre o futuro dos museus a partir do compromisso criativo com o presente. 

Com live, oficina, contação de história e vídeos educativos, a programação do Museu de História Natural de Mato grosso conta com atividades para adultos e crianças e será transmitida nas plataformas digitais do equipamento (www.instagram.com/museuhistorianaturalmt; www.facebook.com/museuhistorianaturalmt e Canal de YouTube

Série ‘Por dentro do acervo’

A série três vídeos mostram o acervo e a reserva técnica do Museu de História Natural. Buscando tornar o acervo mais acessível ao público e compartilhar as práticas cotidianas dos profissionais que trabalham no museu, o material traz informações sobre preservação, documentação e como o processo é essencial na produção e transmissão do conhecimento. 

Os vídeos serão publicados nas redes sociais do Museu nos dias 17, 20 e 23 de maio.

Live “Qual Museu de História Natural de MT queremos para o futuro?”

Abordando temas como tecnologia, acessibilidade, redes sociais e globalização, convidados dialogam sobre o papel social do museu na contemporaneidade, os impactos da pandemia e como o Museu de História Natural se manterá relevante com as constantes e cada vez mais rápidas transformações sociais.

O secretário de Estado, Alberto Machado, e o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, representam a Secel no encontro online. Participam ainda da atividade, a diretora do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss), Suzana Hirooka, o museólogo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, Saulo Moreno Rocha,  o educador museal e coordenador da Rede de Educadores em Museus e Patrimônio de Mato Grosso, Jonilken Almeida, e a curadora do Museu de História Natural de Mato Grosso, Vitória Ramirez Zanquetta.

A live, que contará com intérprete de libras, será transmitida no canal de YouTube do Museu de História Natural de Mato Grosso, na quarta-feira (19.05), às 19h.

Contação de História “A Casa Dom Aquino”

A artista educadora Liudmila Diaz contará de forma lúdica a história da Casa Dom Aquino, que abriga o Museu de História Natural de Mato Grosso e é um importante patrimônio histórico do estado.

O material será compartilhado no Instagram, Facebook e canal no YouTube do Museu, na sexta-feira (21.05).

Oficina de Carimbos

A oficina vai ensinar como criar carimbos com diferentes materiais disponíveis em casa. Os carimbos produzidos terão foco na arte rupestre e nos padrões típicos de algumas etnias indígenas mato-grossenses. 

Quem ministra o curso prático é a artista educadora Liudmila Diaz. A transmissão acontece no Instagram, Facebook e canal no YouTube do Museu, no sábado (22.05).

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Christiano Antonucci

A programação apresenta lives e oficinas sobre arte e rituais sagrados e objetos religiosas, que serão transmitidas pelas plataformas do Museu: www.facebook.com/museudeartesacramt; www.instagram.com/museudeartesacramt e Canal de YouTube

Live Arte Sacra Contemporânea

A artista Sacra, especialista em Arte Sacra, Espaço Litúrgico e Mariologia, Mari Bueno, expõe informações sobre arte sacra contemporânea.

A transmissão será feita pelo facebook do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, na quinta-feira (20.05), às 19h.

Oficina Relicário 

A oficina vai ensinar a confeccionar relicários com a utilização de caixas de fósforo. Com a atividade prática, o Museu busca promover o conhecimento e estimular a reflexão sobre o respeito à diversidade religiosa.

Em formato de vídeo, a oficina estará disponível nas plataformas digitais do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso na sexta-feira (21.05).

Live ‘Os Bóe e os rituais sagrados’

A apresentação será feita por Adriano Bororo Makuda, indígena da etnia Bóe Bororo. Adriano é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mestre em Antropologia também pela UFMT, e professor na Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus na Aldeia Meruri.

A live será transmitida pelo pelo facebook do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso na sexta-feira (21.05), às 19h

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e