com o prêmio Estevão de Mendonça da Secretária de Estado de Cultura, Esporte e Lazer do Governo de Mato Grosso, o coletivo literário feminista de autoras mato-grossenses Maria Taquara realizará, ao longo dos próximos meses, um super intensivo de oficinas onlines de escrita criativa em suas mais variadas linguagens: poesia, poesia visual, slam, prosa, crônica, conto, narrativas curtas, entre outras. As inscrições estão abertas e são gratuitas a todxs xs interessadxs, com ou sem experiência na criação de textos literários, através do WhatsApp (65) 8139 0607.
Entre as oficineiras, contamos com grandes nomes da literatura regional, autoras premiadas e já com vasta obra consagrada, como Divanize Carbonieri, finalista do Prêmio Jabuti, e destaques da nova geração, como a multiartista Pacha Ana. Também compõem essa constelação de mulheres protagonistas e realizadoras da palavra Marithê Azevedo, Lígia da Silva Viana, Estela Ceregatti, Jade Rainho, Juçara Naccioli, Paty Wolff, Lívia Bertges, Anna Maria Moura e Neide Silva, sob coordenação de Mari Gemma De La Cruz e Marli Walker.
O Coletivo Literário Maria Taquara – Mulherio das Letras MT, criado em novembro de 2018, tem como objetivo fomentar a participação da mulher na literatura e na arte do Estado e defender a necessidade de políticas públicas para o fomento da leitura, da literatura e das bibliotecas nos diversos níveis governamentais. Hoje, o coletivo encontra-se composto por 26 autoras.
O prêmio Estevão de Mendonça é uma iniciativa pública da Secretária de Estado de Cultura, Esporte e Lazer do Governo do Estado de Mato Grosso. Um júri técnico, formado por professores (as) doutores (as) na área, destacou os melhores trabalhos literários que receberam apoio oficial para a publicação de obras e a realização de atividades literárias. O prêmio, instituído para incentivar escritores e escritoras em atividade, rende uma justa homenagem ao historiador Estevão de Mendonça, fundador do Instituto Histórico e da Academia de Letras do nosso Estado.
Oficinas de Escrita criativa ministradas pelo Coletivo Literário Maria Taquara:
O movimento do Slam e a poesia contemporânea no Brasil, por Pacha Ana e Lígia Viana
17 de abril e 24 de abril, Sábado 09h às 11h
Princípios da narrativa curta, por Divanize Carbonieri
17 de abril e 24 de abril, Sábado das14h às 16h
Poesia & Canção: a composição da palavra na música, por Estela Ceregatti
Jade Rainho
21 e 28 de abril, Quarta-feira das 19h às 21h.
A arte como espaço e dispositivo da expressão da linguagem e pensamento do sujeito, por Neide Silva
01 de maio e 08 de maio, Sábado 09h às 11h
Narrativas de si para multiplataformas, por Marithê Azevedo
01 de maio e 08 de maio, Sábado 14h às 16h
Poesia: palavra mágica, por Jade Rainho
15 de maio e 22 de maio, Sábado 09h às 11h
Poéticas do cotidiano em contos curtos, por Paty Wolff
15 de maio e 22 de maio, Sábado 14h às 16h
Poesia visual: imagem e texto do impresso ao digital, por Lívia Bertges
29 de maio e 05 de junho, Sábado 09h às 11h
Narrativas urbanas contra o medo, por Ananás
29 de maio e 05 de junho, Sábado 14h às 16h
Poesia marginal no século XXI, por Juçara Naccioli
19 de junho e 26 de junho, Sábado 14h às 16h
Inscrições através do WhatsApp: (65) 8139 0607