A face é a parte do corpo mais exposta, e faz a interação do indivíduo com a sociedade através de suas expressões emocionais. O rosto recebe atenção maior que outras partes do corpo, e forma uma parte proeminente de nossa personalidade. É a nossa porta de entrada para o mundo.
Apesar de falarmos em padrões, normalidade e alterações, não podemos pensar que qualquer desvio do considerado padrão deva ser encarado como uma patologia ou algo a ser tratado.
A época dita o comportamento, a época dita a moda. E a moda dita o que os pacientes desejam. Significa dizer que o que o nosso paciente almeja hoje não é necessariamente o rosto que ele(a) gostará de possuir em 10 ou 20 anos. Por isso o tratamento estético pode ser uma faca de dois gumes, trazendo alguma satisfação imediata, ao mesmo tempo em que cria uma necessidade imprevisível para o futuro. Daí a necessidade do bom senso profissional, fugindo ao apelo mercantilista destes tempos modernos.
A face é delimitada pelo couro cabeludo, orelhas e pescoço, composta de testa, nariz, boca, queixo, bochechas e as partes laterais à essa região. O manejo para a oferta de um novo contorno facial ao paciente deve ser visto de forma integrada, no que hoje se denomina abordagem Panfacial.
O profissional que se insere neste ramo deve estar preparado para esta abordagem completa do paciente, inclusive quanto aos aspectos relativos à personalidade. Determinadas alterações podem fazer o indivíduo enxergar um estranho quando frente ao espelho.
O trabalho com o uso do visagismo envolve a harmonização entre a personalidade e a aparência do indivíduo.
Algumas técnicas para rejuvenescimento incluem: Toxina Botulínica, preenchedores, lasers, lifting facial, fios, lipoaspiração de papada, microagulhamentos, peelings, lentes de contato dental.
Cada técnica possui sua indicação específica, e diversos pacientes necessitam de uma combinação destas para a obtenção de um resultado harmônico.
Qualquer avaliação facial deve incluir o comportamento pessoal e seus desejos, para que os resultados de possível tratamento não fiquem destoantes da personalidade.
Outro fator é a progressão do resultado, com a realização de manobras estéticas ao longo de um determinado período, para que tanto o paciente quanto as pessoas de seu convívio tenham tempo de se acostumar com as mudanças sem gerar choques.
Portanto devemos ter em mente que o processo diagnóstico é definitivamente a etapa mais valiosa de todo e qualquer tratamento.
Dra. Mara Kenia Dier
Harmonização Orofacial
CRO MT 2285
Instagram @marakenia
Facebook Mara Kenia