DESTAQUE 2 Economia

Petrobras autoriza retomada da UFN-III em Três Lagoas

O Conselho de Administração da Petrobras deu o sinal verde que o setor produtivo aguardava há mais de uma década. Nesta segunda-feira (13 de abril de 2026), foi confirmada a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas (MS). O projeto, que estava paralisado desde 2015, recebe agora um aporte estimado em US$ 1 bilhão para ser concluído.

O Gigante de Nitrogenados A unidade não é apenas uma fábrica, mas uma peça fundamental de infraestrutura. Com previsão de iniciar operação comercial em 2029, a planta terá uma capacidade de produção massiva:

  • Ureia: 3.600 toneladas/dia (essencial para milho, trigo e algodão).
  • Amônia: 2.200 toneladas/dia (matéria-prima base para o setor petroquímico).

Foco no “Cinturão de Ouro” A logística da UFN-III foi desenhada para atender quem mais produz. A produção será escoada prioritariamente para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo. Para o produtor mato-grossense, isso significa uma fonte de insumo mais próxima, reduzindo a exposição às variações do mercado internacional e aos custos elevados de importação e frete portuário.

Por que agora? A decisão faz parte do Plano de Negócios 2026-2030 da estatal. Após um período de afastamento do setor, a Petrobras identificou que a dependência brasileira de fertilizantes estrangeiros é um risco estratégico. Com o consumo nacional de ureia girando em torno de 8 milhões de toneladas por ano, a entrada da UFN-III no jogo é uma medida de defesa da economia nacional.

As obras devem ser reiniciadas ainda neste primeiro semestre, gerando milhares de empregos na região de Três Lagoas e movimentando toda a cadeia de serviços e engenharia pesada do Centro-Oeste.

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26