A Central Sicredi Centro Norte formou em outubro a primeira turma do Programa de Formação de Gerentes, uma iniciativa inédita implantada este ano após um minucioso estudo acerca dos procedimentos executados e dos resultados alcançados pelas agências das 10 cooperativas mantidas na região Centro Norte.
Dividido em quatro módulos, o programa de formação de gerentes de agência tem duração de 156 horas e é desenvolvido ao longo de cinco meses. A segunda turma concluirá o programa em dezembro, totalizando a participação de 80 gerentes em 2017. Novas turmas estão programadas para 2018, totalizando a formação dos 154 gerentes de agências do Sicredi na região.
Os quatro módulos estão divididos em Gestão de Pessoas (Desenvolvimento de Competências de Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas – imersão), Gestão de Resultados (Visão Geral de Negócios – Produtos e Serviços e Programa de Maximização dos Resultados) Gestão Comercial e Relacionamento (Gestão Comercial), Gestão de Processos (Compliance, Controles Internos e Risco Operacional, Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Processos de Auditoria, Processos de Negócios, e Processos – Visão Gerencial). No evento de encerramento de formação da primeira turma foi realizado o Programa de Maximização de Resultados e apresentação dos resultados do plano de ação, além da palestra “Liderança para Alta Performance”.
A assessora de Gestão de Pessoas da Central Sicredi Centro Norte, Rossana Bitello, explica que o Programa de Formação de Gerentes é uma iniciativa inédita e foi motivada pelos resultados que a instituição financeira cooperativa pretende alcançar na região. “Temos um planejamento estratégico, com objetivos para ser alcançados. Mas, percebemos que eles só seriam atingidos se as agências tivessem uma mudança de posicionamento, principalmente com relação à estratégia de negócios, do modelo comercial. Então estudamos onde poderíamos melhorar nossos processos para atingir os resultados”.
Rossana acrescenta ainda que a formação foi elaborada com base nos quatro papéis desempenhados pelos gerentes de agência que são: gestão de pessoas, gestão de resultados, gestão comercial e de relacionamento, e gestão de processos. “A partir dessas competências montamos um programa e usamos a metodologia dos ‘6 Ds’ para executar”. Ela acrescenta que o D1 significa Determinar os resultados, o D1 é Desenhar uma experiência completa, o D3 é Direcionar a aplicação, o D4 é Definir a transferência do aprendizado, o D5 é Dar apoio à performance e o D6 é Documentar os resultados, itens que foram repassados durante os cinco meses do programa.
Segundo a assessora de Gestão de Pessoas, a primeira turma, formada em outubro, já está colhendo os primeiros resultados. “Temos depoimentos de gerentes de que eles estão conseguindo cumprir a agenda semanal de negócios, por exemplo, colocando em prática o que aprendeu durante a formação. E isso está sendo convertido em negócios. A metodologia é eficaz e os resultados esperados serão alcançados certamente”, comemora Rossana, ao destacar que os gerentes que já participaram da formação também relataram ter ficado encantados com os conceitos de liderança e com a importância de exercer este papel no dia a dia nas agências. “Eles perceberam que sendo líderes conseguem mais engajamento, mais envolvimento de suas equipes e com isso, conquistam resultados melhores”.
O Programa de Formação de Gerentes é desenvolvido pelo Sicredi Centro Norte, liderado pela área de Gestão de Pessoas. Como forma de avaliação do programa, ao final, o gerente tem de apresentar um Plano de Ação, elaborado ao longo das etapas contidas no programa de formação.