Internacional

Peças de nave russa podem resistir à atmosfera

Pedaços da espaçonave russa "Progress M-27M", que está caindo em direção à Terra, podem resistir ao impacto com a atmosfera, informou nesta segunda-feira (4) o especialista Alessandro Rossi, do Instituto de Física Aplicada do Conselho Nacional de Pesquisas de Florença (Ifac-CNR) e membro do Comitê Internacional para o Monitoramento de Detritos Espaciais (Iadc).

Até o momento, não se sabe em qual região da Terra a espaçonave cairá. A previsão é de que ela atinja a superfície no próximo sábado, dia 9 de maio. De acordo com Rossi, as últimas análises afirmam que peças como os tanques esféricos e o anel estrutural podem resistir ao impacto da atmosfera.

Com sete toneladas, o cargueiro foi lançado em 28 de abril da base russa de Baikonur, no Cazaquistão, e tinha como meta levar suprimentos aos astronautas que estão a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Logo após o lançamento, foram registrados problemas técnicos que fizeram com que as equipes de comando perdessem o controle da nave, a qual começou a precipitar em direção à Terra. Mesmo caindo de descontroladamente, a espaçonave não oferece risco à população.

Fonte: Terra

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que