Além de ficar atento aos preços dos chocolates nesta Páscoa, os consumidores vão precisar ficar de olho na quantidade dos produtos. Está difícil encontrar em lojas e supermercados ovos e barras que não tenham diminuído de tamanho, alguns deles com o mesmo preço.
Apesar de ser legal, a redução dos pesos e das quantidades nos produtos é uma forma de aumentar o preço da mercadoria disfarçadamente para o consumidor. Mas a iniciativa deve seguir normas.
— A marca precisa dar explicação da redução aos consumidores na embalagem, para que assim eles possam fazer uma escolha de compra consciente — diz a Coordenadora de Atendimento do Procon-RJ, Soraia Panella.
Uma das maiores reduções é a dos ovos de chocolate branco e amargo da marca Arcor, que encolheu 32%. Os consumidores já vêm percebendo essas mudanças onerosas. Pesquisando os preços dos chocolates para a Páscoa, a funcionária pública Roberta Azevedo adiou a compra:
— Eles reduzem os produtos, mas não os preços. Ou seja, pagamos mais ou o mesmo por menos.
Os produtos que estão com tamanhos reduzidos mas sem aviso na embalagem não são fáceis de serem identificados, pois a fiscalização depende de denúncias do consumidor ao Procon e uma averiguação da quantidade ou peso anterior.
Apesar de a redução de quantidade de produtos não ser ilegal, a prática precisa seguir normas do Código de Defesa do Consumidor e da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor. As marcas precisam informar de forma clara e ostensiva qualquer alteração e a informação precisa estar na embalagem ou no rótulo por, no mínimo, três meses com os valores absolutos e percentuais da alteração.
Redução de custos e maior margem de lucro
A tática de redução de pesos está ligada a redução de custo e aumento da margem de lucro, segundo o coordenador do MBA em Marketing Estratégico da ESPM-Rio, Marcelo Boschi. Como os consumidores não dão atenção às informações da embalagem, são lesados sem nem perceber:
— Compras habituais são rápidas e automáticas. De forma geral o consumidor não verifica mais que duas informações, o preço e a validade.
Com a redução, os ovos de Páscoa têm em média 200 gramas e custam R$30, enquanto as barras de chocolate custam, em geral, R$5 por 100 gramas. As caixas de bombons vêm diminuindo de quantidade progressivamente, queixa-se o corretor de imóveis Rodrigo Mello:
— A caixa de bombom já teve 500g, passou para 400g, e agora, para 300g.
Se você desejar avisar que algum produto diminuiu de peso sem mostrar a informação para o consumidor, as denúncias devem ser feitas pelo Disque Procon 151.
O que dizem as marcas
Arcor
Uma das maiores reduções é a dos ovos de chocolate branco e amargo da marca Arcor, que encolheram em 32%. A marca confirmou a redução, mas afirmou que também diminuiu os preços. E disse ainda que fez a alteração para se adequar à padronização do mercado.
Nestlé e Garoto
Entre os ovos de chocolate da Nestlé que reduziram de tamanho, o Prestígio diminuiu em 19%. A Garoto reduziu o ovo Serenata de Amor em 14%. As caixas de bombons de ambas as marcas vêm diminuindo de quantidade progressivamente. Os produtos que antes tinham 500 gramas hoje pesam 300. A Nestlé e a Garoto, marcas do mesmo grupo empresarial, disseram que a medida acompanha as tendências do mercado e do comportamento do consumidor, e que os ajustes foram feitos de forma a acompanhar as demandas dos últimos anos durante o período de Páscoa.
Lacta
O ovo Laka encolheu 7% e a barra de chocolate Diamante Negro foi reduzida em 16%. A Mondelez Brasil, grupo responsável pela Lacta, afirmou que as mudanças nos ovos de Páscoa deste ano se devem à alteração dos “mix internos”, que agora contam com miniovos de chocolate e que atendem aos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Justiça.