Faleceu nesta quarta-feira (28), aos 89 anos, João Celestino Corrêa Cardoso Neto, conhecido como João Balão, um dos mais ilustres filhos de Cuiabá. O velório ocorre Capela Jardins, na Sala das Hortências.
Formado em Medicina Veterinária no Rio de Janeiro, atuou apenas por um curto período na profissão e longo se enveredou pelo ramo da hotelaria e imobiliário e imprensa. João Balão fundou o Jornal Equipe
Suas realizações tornaram-se conhecidas além-fronteiras, passando a ser conhecido em todo o Estado e fora dele, especialmente em Brasília e São Paulo, fruto do trabalho e das amizades conquistadas nas salas de recepções dos hotéis e balneários, locais onde ele recebia e conversava com os hóspedes.
João Balão participou do Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso ao longo da década de setenta, período inicial e o mais difícil da UFMT, tendo assinado inúmeras e importantes resoluções do Conselho, à época, presidido pelo reitor Gabriel Novis Neves e algumas vezes pelo vice- reitor Benedito Pedro Dorileo, resoluções essas que solidificaram a UFMT beneficiando a juventude na conquista do diploma superior.
Em artigo publicado em 2012, Otacílio Borges Canavarros descreve João Balão o como multi empresário, dinâmico, simpático e receptivo. “Propiciou em seus empreendimentos postos de trabalho para centenas de conterrâneos, recolhendo impostos aos cofres públicos, possibilitando maior conforto hoteleiro aos homens de negócios e aos turistas em viagens de lazer em nosso Estado”. https://escortstars.ch