Economia

Iniciativas demonstram reconhecimento da pecuária de Mato

O reconhecimento da pecuária mato-grossense no cenário mundial ganhou duas importantes ações de peso recentemente, que vem ao encontro do papel desenvolvido pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), criado pelo Governo de Mato Grosso para promover a carne produzida no estado estabelecendo critérios de rastreabilidade e indicadores técnicos e socioambientais.

Uma das ações foi lançada em Cuiabá nesta semana pelo grupo francês Carrefour que criou uma plataforma de controle e rastreabilidade da carne bovina que irá abastecer todas as lojas da rede, a maior no varejo brasileiro e uma das maiores do mundo. A partir de uma política nacional adotada especificamente para a compra de carne in natura, o grupo estabeleceu um sistema completo de monitoramento dos processos produtivos e será desenvolvido em parceria com os 22 fornecedores do produto, parte deles com empreendimentos em Mato Grosso, como os frigoríficos JBS, Marfrig, Grupo JD e BRF.

Outra ação foi anunciada na semana passada pela Arcos Dourados no Brasil, empresa que administra a rede Mc Donald’s na América Latina, que comprará carne de áreas praticantes da pecuária sustentável. A empresa será a primeira do segmento de serviço rápido a adquirir o produto proveniente de regiões verificadas. Inicialmente, serão 250 toneladas por ano, mas o projeto prevê que ao longo dos próximos anos, 100% da carne utilizada na rede venha dessas áreas.

O presidente do Imac, Luciano Vacari, destaca que as duas recentes inciativas, geridas por grandes marcas mundiais que escolheram Mato Grosso para iniciar projetos voltados à pecuária sustentável demonstram reconhecimento pela produção mato-grossense.

"Produzir e vender a melhor carne do Brasil é um dos objetivos do Imac. E trabalhamos para aliar a isso nosso modelo de produção que é o modelo mais sustentável do mundo. Mato Grosso tem o maior rebanho comercial do brasil e mais de 60% da área preservada. É um ativo importante que nós temos. E o Imac atua, unindo todas essas vantagens em um produto único, reconhecido, certificado, selado. Iniciativas como essa do Carrefour, do Mc Donald’s e de outras que virão, mostram o reconhecimento do nosso modelo", pontuou o gestor.

Plataforma Carrefour

A ferramenta será desenvolvida pela empresa com os 22 fornecedores de carne bovina in natura. O sistema irá cruzar os dados das plantas produtivas de cada fornecedor com critérios públicos para identificar possíveis inconformidades, coibindo que as fazendas produzam carne em áreas de desmatamento ou embargadas, unidades de conservação, terras indígenas ou mesmo com uso de trabalho escravo. A implantação total da ferramenta será progressiva, ao longo do próximo ano.

Auditorias externas realizarão verificações constantes sobre tudo o que é cadastrado pelos fornecedores na ferramenta e, em caso de descumprimento de pelo menos um dos critérios, será imediatamente suspensa até sua comprovada regularização. Todos os biomas brasileiros estão contemplados pela plataforma, sendo que o monitoramento do desmatamento será concentrado na região Amazônica, que reúne 28 plantas produtivas fornecedoras de Carrefour e Atacadão.

“Essa iniciativa marca mais uma importante etapa do compromisso global do Grupo Carrefour para que as cadeias de fornecimento da companhia sejam mais sustentáveis. Atualmente, a pecuária tem importantes desafios para conciliar a produção e conversação, em especial, na Amazônia. Por isso direcionamos nossos esforços para mudar este cenário ao lado da iniciativa pública, privada e sociedade civil”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.

 

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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