Internacional

Haiyan causou a morte de mais de 5.200 filipinos

 
Em Genebra, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou ter lançado uma campanha de vacinação nas Filipinas para impedir eventuais surtos de sarampo e de poliomielite entre os sobreviventes do Tufão Haiyan.
 
A campanha de vacinação, desenvolvida em colaboração com o Departamento de Saúde das Filipinas, será complementada com a distribuição de vitamina A para fortalecer o sistema imunológico.
 
A ação da OMS terá como principal foco as crianças com menos de 5 anos, faixa etária da população mais vulnerável a essas doenças. “Um grande número de crianças sem vacinar corre o risco de contrair e propagar doenças infecciosas como o sarampo, especialmente em lugares superlotados, onde muitos filipinos que perderam as casas estão vivendo”, disse a representante da OMS, Julie Hall.
“O sarampo pode ser mortal, especialmente em crianças pequenas”, acrescentou.
 
Sobre a situação nas Filipinas, duas semanas depois da passagem do tufão, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) anunciou que cerca de 387.000 desabrigados vivem em 1.500 centros de acolhimento em Visayas, área central do Arquipélago das Filipinas.
 
Em Tacloban, capital da Ilha de Leyte, uma das mais afetadas pelo tufão, 15.500 pessoas vivem em 44 centros de acolhimento.
 
A organização estima que cerca de 5.000 pessoas fogem diariamente de Leyte, Samar e outras zonas afetadas pelo tufão e tentam chegar a cidades como Cebu – também na área central – e Manila, a capital do país.
 
A OIM alertou para o perigo de eventuais práticas de tráfico de seres humanos, flagelo que afeta principalmente mulheres e crianças, devido à intensa movimentação de pessoas em todo o país.
 
“Estamos reunindo informações demográficas sobre os desabrigados, sobre os imigrantes e os respetivos destinos, uma vez que existe claramente o perigo da prática de tráfico de pessoas”, disse a porta-voz da OIM, Chistiane Berthiaume.
 
Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que