Fotos: Top News
O Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito civil para apurar a queda da vasão da cachoeira Dardanelos, localizada em Aripuanã (1.010km a Noroeste de Cuiabá). Segundo moradores, é a primeira vez que se tem notícias que Dardanelos não verte uma gota de água. Esse fato esta acontecendo desde o dia 11 de setembro. O inquérito está sob a responsabilidade do promotor de Justiça Luis Alexandre Lima Lentisco,
Salto Dardanelos é banhado pelo rio Aripuanã, que, além de fornecer água para o consumo, abastece cachoeiras que atraem dezenas de turistas semanalmente, segundo dados de Guias. "Não sou técnico, mas a vazão das cachoeiras reduziu visivelmente", disse o guia Marcio Palharini, após guiar um grupo de amigos no final de semana.
De acordo com ele, há ao menos uns cinco dias a Cachoeira Dardanelos encontra sem água. "Além de reduzir a zero a queda das cachoeiras, diminuiu a oxigenação da agua levando assim a morte de peixes”. Marcio teme que a seca também provoque a queda do turismo na cidade.
O rio é o mesmo usado pelo (DAE) Departamento de Agua e Esgoto do município para abastecer Aripuanã. Apesar da barragem e da estiagem, a cidade não teve problema no abastecimento.
No ano passado, representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente, encaminharam um pedido ao Ministério Publico da Comarca de Aripuanã para buscar esclarecimentos sobre a falta de água nos pontos turísticos.
Com Top News