Circuito Pet

As menores aves do mundo

Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 

As aves são um grupo de animais que fascinam tanto cientistas quanto o público em geral. Muitas delas exibem plumagens belíssimas e coloridas, cantos chamativos e habilidades únicas de voo, além de uma notável capacidade de camuflagem e desempenham papéis importantes nos ecossistemas. Pensar nessas características em espécies maiores é impressionante, mas considerá-las em aves diminutas torna tudo ainda mais atraente.

Convidamos você a continuar lendo este artigo do PeritoAnimal, onde exploraremos algumas das 20 menores aves do mundo e suas principais características.

Beija-flor-abelha (Mellisuga helenae)

O colibri-abelha é considerada a menor ave do mundo. Esta espécie mede apenas entre 5 a 6 cm de comprimento e pesa cerca de 1,6 a 2 gramas, com os machos sendo ligeiramente menores que as fêmeas. Essas características fazem com que esta espécie seja comparável às abelhas maiores, devido ao seu tamanho diminuto. Os machos possuem uma plumagem brilhante, com uma mistura de tons azuis e verdes metálicos.

A espécie é endêmica de Cuba e da ilha da Juventude, onde habita em florestas, bordas de florestas e, ocasionalmente, em jardins e áreas abertas. Devido à perda de habitat, está classificada como Quase Ameaçada (IUCN).

Beija-flor-verbena (Mellisuga minima)

segunda menor ave do mundo é o beija-flor-verbena, embora, como veremos, haja espécies com tamanhos próximos a esse. Mede aproximadamente 6 cm e pesa cerca de 2,5 gramas. Este é um beija-flor de cores vibrantes, principalmente verde brilhante, com as partes inferiores do corpo de plumagem branca.

É nativo das Ilhas Caimã, República Dominicana, Haiti, Porto Rico e Jamaica. Desenvolve-se em florestas secas, áreas com arbustos e zonas urbanas. Embora seu estado de conservação seja de Menor Preocupação, há preocupação com o impacto da desmatamento.

As menores aves do mundo - Beija-flor-verbena (Mellisuga minima)

Beija-flor-de-cabeça-branca (Microchera albocoronata)

Este é outro tipo de beija-flor e também está entre as menores aves do mundo. Seu tamanho varia entre 6,5 a 7 cm e pesa cerca de 3 gramas. Destaca-se pelo seu tom lilás iridescente, com uma coroa branca nos machos. No entanto, as fêmeas são verdes, com o peito branco e sem a coroa. Essa espécie é nativa da América Central, com presença na Costa Rica, Honduras, Nicarágua e Panamá, habitando florestas úmidas e matas tropicais de baixa altitude.

Ela é classificada como de Menor Preocupação, embora as atividades humanas impactem negativamente os ecossistemas onde vive.

As menores aves do mundo - Beija-flor-de-cabeça-branca (Microchera albocoronata)

Quete-do-sul (Microspingus cabanisi)

O nome desta pequena ave faz referência a um “pequeno tentilhão”, devido ao seu diminuto tamanho. Esta espécie mede cerca de 8 cm e pesa aproximadamente 5 gramas. A coloração de sua plumagem é marrom na região ventral, com tons de cinza no restante do corpo e barras escuras nas asas e na parte posterior. É nativa da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. Está classificada como de “Menor Preocupação”, embora sua população esteja em declínio.

As menores aves do mundo - Quete-do-sul (Microspingus cabanisi)

Sanã-preta (Laterallus jamaicensis)

Este gênero de aves tem um tamanho aproximado ao de um camundongo, motivo pelo qual faz parte da nossa lista das menores aves do mundo. Esta espécie mede entre 10 e 15 cm, com massa que varia de 8 a 10 gramas. Sua coloração é de um azul-escuro, com asas pretas salpicadas de manchas brancas.

É nativa dos Estados Unidos, Honduras, México, Panamá, e também é encontrada em outros países das Américas, chegando ao extremo sul na Argentina. Habita áreas costeiras, pântanos, regiões de savanas, pradarias, entre outros. Infelizmente, devido à perda de habitat, é classificada como “Em perigo de extinção“.

As menores aves do mundo - Sanã-preta (Laterallus jamaicensis)

Formigueiro-do-nordeste (Formicivora iheringi)

Embora seja maior que as espécies mencionadas anteriormente, esta ave também pode ser considerada na lista das menores do mundo. Seu tamanho gira em torno de 10 cm, com peso médio de 10 gramas. A plumagem dos machos é de um tom cinza-escuro, enquanto as fêmeas apresentam coloração marrom, o que caracteriza dimorfismo sexual. É endêmica do Brasil, habitando florestas caducifólias e semi-caducifólias. Sua classificação é de “Menor preocupação”.

As menores aves do mundo - Formigueiro-do-nordeste (Formicivora iheringi)

Felosa-comum (Phylloscopus collybita)

Esta é uma ave pequena e rechonchuda que pertence a um grupo de aves insetívoras conhecidas como felosas. Seu tamanho varia entre 10 e 12 cm, com massa média de 8 gramas. Sua coloração é em tons marrons, com o peito mais claro.

É nativa e se reproduz por toda a Europa, também ocorrendo na África, mas apenas como ave de passagem, sem reprodução nessa região. Vive em diferentes tipos de florestas. Embora enfrente alguns desafios devido ao impacto no habitat, é considerada de “Menor preocupação”.

As menores aves do mundo - Felosa-comum (Phylloscopus collybita)

Mocho-duende (Micrathene whitneyi)

Na lista das menores aves do mundo, também incluímos esta espécie de coruja. Ela mede cerca de 12 cm e pesa entre 20 e 40 gramas, sendo a menor coruja do mundo. Sua coloração é marrom com manchas brancas.

É nativa dos Estados Unidos e do México, habitando diferentes tipos de ambientes, como florestas, matagais, áreas áridas, entre outros. Seu estado de conservação é considerado de “Menor preocupação”.

Você encontra mais informações sobre os “Tipos de corujas” no seguinte artigo do PeritoAnimal.

As menores aves do mundo - Mocho-duende (Micrathene whitneyi)

Diamante-de-gould (Erythrura gouldiae)

Esta é uma ave pequena e bela que, apesar do nome comum, não está relacionada com os verdadeiros tentilhões. É uma ave colorida, apresentando cores como vermelho, verde, amarelo e azul. Mede entre 12 e 14 cm de comprimento e pesa cerca de 14 gramas. É endêmica da Austrália, vivendo em florestas abertas e no sub-bosque herbáceo. Seu estado de conservação é considerado de “Menor preocupação”.

As menores aves do mundo - Diamante-de-gould (Erythrura gouldiae)

Caçula (Myiornis ecaudatus)

Para finalizar a descrição das menores aves do mundo, incluímos o tirano-pigmeu, que, embora possa chegar a medir cerca de 10 cm, em seu limite inferior pode ter apenas 6 cm de comprimento. Seu peso gira em torno de 5 gramas.

Apresenta uma bela coloração entre cinza, verde e branco. É nativo de Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela. Vive em florestas tropicais úmidas e é classificado como de “Menor preocupação”.

As menores aves do mundo - Caçula (Myiornis ecaudatus)

Outros pequenos pássaros

Não são poucas as espécies de aves pequenas, por isso, a seguir, apresentamos outra lista com seus nomes:

  • Rouxinol-pequeno-dos-caniços (Acrocephalus scirpaceus).
  • Beija-flor-de-cauda-longa (Eupherusa eximia).
  • Fuinha-dos-juncos(Cisticola juncidis).
  • Guarda-rios-comum (Alcedo atthis).
  • Cabeça-de-ouro (Pipra erythrocephala).
  • Narceja-comum (Gallinago gallinago).
  • Mariquita-amarela-americana (Setophaga petechia).
  • Felosa-ibérica (Phylloscopus ibericus).
  • Mariquita-pintada(Myioborus pictus).
  • Beija-flor-das-montanhas (Oreotrochilus chimborazo).

Se pretende ler mais artigos parecidos a As menores aves do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia

Animal Diversity Web (2024). Disponible en: https://animaldiversity.org/

UICN (2024). Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN. Versión 2024-1. https://www.iucnredlist.org

Foto e fonte: site https://www.peritoanimal.com.br/as-menores-aves-do-mundo-25286.html

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar