Economia

Parque Aquícola do Manso aumentará produção em até 30%

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, entregou, em cerimônia, na sexta-feira (09.12), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá (MT), 57 contratos de cessão de uso do Parque Aquícola do Lago Mando – UHE de Manso. 

“Hoje estamos entregando 57 autorizações, no início do ano que vem entregaremos as outras 39 que estão faltando. Na área da piscicultura temos muito a fazer ainda, nosso potencial é gigantesco. É o produto mais consumido no mundo, e também é muito produzido. Por isso, precisamos alavancar a nossa produção para expandir mercado”, afirmou. 

As cessões, localizadas no município de Chapada dos Guimarães (MT), foram para liberar a prática da piscicultura no lago de Manso. Conforme informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a UHE de Manso permitirá um aumento da produção de 47,4 mil toneladas, para 64,7 mil.

A atividade tem se destacado no Estado e representou, em 2015, 8,3% da produção nacional, totalizando 574,2 mil de toneladas. O Parque tem potencial para produzir mais de 16 mil toneladas de peixe ao ano que representa de 20 a 30% da produção total de Mato Grosso.

De acordo com o ministro, o Parque Aquícola do Manso irá movimentar R$ 117 milhões por ano. “As licenças assinadas hoje aqui, irão refletir na geração de 413 empregados diretos e 1.600 indiretos. Para se ter uma ideia, a aquicultura do Manso, sozinha, irá utilizar 30 mil toneladas de ração por ano. Esse é o volume total de grãos que Mato Grosso produzia há 20 anos”, destacou. 

CESSÕES É AVANÇO NO SETOR

Blairo recordou que a entrega das certidões é uma reivindicação de muito tempo e, “passou na mão de pelo menos três ministros”. 

“Os produtores precisam, mas o Governo se move muito lentamente. A maneira como se escolheu fazer essa licitação, onerosa ou não, é um modelo novo. Então, isso prolongou ainda mais o processo”, completou.

UEH de MANSO

Em 04 de novembro deste ano, a Agência Nacional de Águas (ANA), publicou a Outorga Preventiva de uso de recursos hídrico das áreas aquícolas no Reservatório da UHE de Manso, em Chapada dos Guimarães (MT). A Outorga é emitida em nome do MAPA com o objetivo de assegurar a viabilidade jurídica e garantir a finalidade do uso dos espaços físicos de domínio da União. 

Após oferecer, por meio de licitação, a oportunidade de ocupação dos espaços físicos cedidos às pessoas físicas ou jurídicas interessadas na prática da aquicultura em águas da União, o MAPA solicita a conversão dessa outorga em Outorga de Direito de Uso em nome do vencedor da licitação. As cessões das áreas ao MAPA só foram feitas com o deferimento da Marinha e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26