Mix diário

Vallourec e Petrobras firmam contrato para fornecimento de gás natural no mercado livre

A Vallourec e a Petrobras celebraram contrato de compra e venda de gás natural no âmbito do mercado livre, cujo fornecimento se iniciou em 1º de julho de 2025, reforçando a parceria estratégica de longa data entre as duas empresas, informou a Vallourec em nota. O insumo será destinado às unidades da Vallourec em Barreiro e Jeceaba, ambas em Minas Gerais.

A Vallourec é uma das principais fornecedoras de tubos de aço premium para a Petrobras, por onde escoa parte significativa da sua produção de óleo e gás.

“Agora, com a Petrobras como fornecedora de gás natural, a parceria se fortalece”, disse a Vallourec. “A migração da Vallourec para o modelo de comercialização livre de gás natural simboliza um avanço estratégico na gestão da matriz energética da empresa. A nova modalidade proporciona maior autonomia, previsibilidade de custos e flexibilidade na escolha de fornecedores, além de contribuir para a competitividade e sustentabilidade das operações”, afirmou o diretor-presidente da Vallourec South America, André Lacerda.

Segundo a empresa, o contrato reforça o papel da Petrobras como agente importante na expansão do mercado livre de gás no Brasil.

“Cada novo contrato assinado reafirma o compromisso da Petrobras de atendimento ao mercado nacional e o acerto das estratégias adotadas. Registramos no segundo trimestre deste ano um acréscimo de mais de 240% no número de clientes do mercado livre, resultando em um volume de gás natural superior a 6 milhões de m3/dia no segmento, com preços mais competitivos”, destacou o gerente-executivo de Gás e Energia da Petrobras, Álvaro Tupiassu.

A Petrobras quer expandir e consolidar a carteira de clientes no mercado livre de gás natural, e conta com mais de US$ 7 bilhões de investimentos previstos em novas infraestruturas de ofertas de gás natural no seu Plano Estratégico.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve