A apresentação foi conduzida pelo Coordenador da equipe de elaboração do Plano Estadual de Cultura, Romulo Fraga, que frisou a assinatura do Acordo de Adesão do Estado ao Sistema Nacional de Cultura no ano de 2012, os Fóruns regionais, que tiveram grande importância para o diagnóstico da cultura de Mato Grosso, a adesão coletiva dos municípios, ato que ganhou destaque nacional, por ter um maior número de cidades participantes no país e os dois Fóruns estaduais de Cultura que aconteceram em Cuiabá com a participação dos municípios e do Ministério da Cultura.
Um dos pontos principais da exposição, foi a preocupação de se criar um modelo de gestão da Cultura no estado, que tenha correspondência com o que vem sendo realizado no âmbito Federal e que responda aos anseios e necessidades do setor em Mato Grosso.
A intenção é que o Plano Estadual de Cultura e o Sistema Estadual de Cultura comecem a ser implantados ainda em 2013. Segundo Romulo Fraga, este é um momento de um grande salto na gestão da cultura em Mato Grosso.
Ao fim da reunião ficou marcado um novo encontro e uma oficina, que será realizada no mês de março, para ajudar os municípios aderiram ao Sistema Nacional de Cultura.
Fonte: Secom – MT | CULTURA-MT