O poeta e escritor mato-grossense Airton dos Reis Júnior tomou posse no último dia 6 de novembro como membro-titular do clube internacional PEN, uma associação civil de caráter cultural e sem fins lucrativos que congrega poetas, escritores e novelistas. Na mesma ocasião, foi fundada a sede da regional Centro-oeste da instituição representada por Delasnieve Daspet na cidade de Campo Grande (MS).
Presente em 102 países, o PEN – Poets, Essayists and Novelists (Poetas, Ensaístas e Novelistas), é um clube internacional de escritores fundado em Londres, em 5 de outubro de 1921 pela escritora Catherine Amy Dawson Scott. O romancista e dramaturgo inglês John Galsworthy foi o primeiro presidente da organização, que visa promover a literatura, defender a liberdade de expressão e estabelecer uma comunidade internacional de escritores.
A filial brasileira da instituição fica no Rio de Janeiro e foi fundada em 1936, por Cláudio de Sousa. Atualmente é presidida por Ricardo Cravo Albin.
Organização que prima pela defesa da Liberdade de expressão e pelos direitos e valores humanistas, o PEN Brasil integra o PEN Internacional e já teve como
afiliados grandes nomes como Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Nélida Piñon, entre outros edificadores da palavra escrita.