Cultura

Poeta mato-grossense toma posse como membro de clube inglês centenário de escritores.

O poeta e escritor mato-grossense Airton dos Reis Júnior tomou posse no último dia 6 de novembro como membro-titular do clube internacional PEN, uma associação civil de caráter cultural e sem fins lucrativos que congrega poetas, escritores e novelistas. Na mesma ocasião, foi fundada a sede da regional Centro-oeste da instituição representada por Delasnieve Daspet na cidade de Campo Grande (MS). 

Presente em 102 países, o PEN – Poets, Essayists and Novelists (Poetas, Ensaístas e Novelistas), é um clube internacional de escritores fundado em Londres, em 5 de outubro de 1921 pela escritora Catherine Amy Dawson Scott. O romancista e dramaturgo inglês John Galsworthy foi o primeiro presidente da organização, que visa promover a literatura, defender a liberdade de expressão e estabelecer uma comunidade internacional de escritores. 

A filial brasileira da instituição fica no Rio de Janeiro e foi fundada em 1936, por Cláudio de Sousa. Atualmente é presidida por Ricardo Cravo Albin.
Organização que prima pela defesa da Liberdade de expressão e pelos direitos e valores humanistas, o PEN Brasil integra o PEN Internacional e já teve como 
afiliados grandes nomes como Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Nélida Piñon, entre outros edificadores da palavra escrita.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e