Holanda e Senegal (Grupo A), Inglaterra e Estados Unidos (Grupo B), Argentina e Polônia (Grupo C), França e Austrália (Grupo D), Japão e Espanha (Grupo E), Marrocos e Croácia (Grupo F) até o momento são as seleções classificadas para a fase de oitavas de final da Copa do Mundo FIFA que está sendo realizada no Qatar.
Dinamarca, Alemanha e Bélgica deram adeus a competição após não realizarem as campanhas esperadas em razão do suposto poderio das equipes em relação as demais concorrentes de seus grupos e agora retornam para casa com sensação de decepção. Mas estamos falando de futebol e favoritismo não ganha jogo, ainda mais quando se está numa Copa do Mundo.
A Dinamarca mesmo fazendo um bom jogo contra França viu uma Austrália passar a próxima fase. A Austrália foi goleada pelo time francês na primeira rodada por 4×1 e continuou focada, jogando futebol objetivo para converter uma bola, ou jogando por uma bola como dizem os especialistas futebolísticos, e assim alcançar os resultados mínimos nas vitórias por 1×0 frente a Tunísia e Dinamarca que lhe favoreceram.
A tetracampeã alemã pagou caro pela derrota por 2×1 na sua partida inicial frente ao Japão, com os nipônicos se recuperando da derrota surpresa por 1×0 para Costa Rica na segunda rodada e vencendo os espanhóis de virada por 2×1 na última rodada do grupo. Por pouco a Espanha não ficou de fora com a derrota, pois se a Costa Rica mantivesse a vitória parcial de 2×1 que tinha sobre a Alemanha os classificados seriam japoneses e costarriquenhos. La Roja precisa ficar esperta quanto a ter muita posse de bola e pouca qualidade de ataque com uma defesa frágil na próxima fase.
Os leões do Atlas surpreenderam belgas e croatas terminando em primeiro lugar do seu grupo. Empataram com os croatas sem gols, numa partida que poderiam ter vencido, e derrotaram de forma incontestável os belgas por 2×0. Na última rodada bateram a fraca seleção canadense por 2×1 e fizeram histórica campanha como equipe africana ao terminar em primeiro lugar do grupo. A Bélgica perdeu várias chances contra a Croácia, somente o atacante Lukaku desperdiçou seis a frente do goleiro croata, retornando prematuramente para casa e colocando fim a uma geração que jogou como nunca, mas não ganhou nada como sempre.
Amanhã (2) seguem as últimas definições com a última rodadas dos Grupos G e H, onde Brasil e Portugal já estão classificados. Camarões tem de vencer o Brasil para sonhar com a vaga, assim como a Sérvia precisa derrotar a Suíça, que com um empate se classifica. Por sua vez, somente a vitória interessa a celeste olímpica e aos sul-coreanos no confronto direto no jogo dos desesperados. Já Gana precisa, no mínimo, empatar com Portugal para seguir na competição. Agora é esperar para ver o que acontece e como se trata de futebol até o impossível é possível de acontecer.