Brenda Silva, 22 anos, está realizando uma vakinha virtual para arrecadar o valor de R$16.800 que serão utilizados para pagar passagens, diárias em hotel e todas as taxas dos Jogos Universitários de Verão (Univerdíade), na China. Praticante do Kung Fu, dos oito brasileiros selecionados, a jovem é a única mato-grossense.
Aos 14 anos de idade Brenda conquistou uma vaga na seleção brasileira e já competiu internacionalmente. Ao longo de sua carreira participou de quatro Sul-Americanos, quatro jogos Pan-Americanos, dois mundiais júnior, um mundial universitário e, em 2013, participou de um intercâmbio de treinamento na China.
“Essa será a maior competição que já competi, pois são os Jogos Mundiais de Verão, conhecido como Universíade de Verão, onde vários outros esportes estarão presente também. A estrutura do evento é muito parecida com a das olimpíadas, são vários ginásios, Vila Olímpica e tudo mais”, conta Brenda.
De acordo com a jovem, para os competidores de Kung Fu é muito difícil conseguir dinheiro para viajar e uma dessas entraves é que, por não ser um esporte olímpico, as vezes se torna impossível conseguir auxílios ou patrocinadores.
“Estamos correndo atrás de patrocínios, empresas e qualquer um que possa ajudar. Temos planos para começar a vender rifas também. Cada despesa tem um prazo para ser pago, como no dia 08 de março preciso pagar minha inscrição e confirmar minha vaga”.
A viagem está programada para ser realizada entre o dia 09 e 25 de agosto, em Chengdu, na China.
Acesse a vakinha clicando aqui.
Versões Conflitantes
A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) entrou em contato com o Circuito Mato Grosso e, como entidade máxima responsável pela admnistração do desporto universitário no Brasil, declarou que não houve qualquer convocação oficial para a participação de eventos universitários internacionais de 2021, por parte da CBDU.
Ainda foi informado que, mesmo que houvesse convocação, todos os custos do atleta são subsidiados pela Confederação, transporte, hospedagem, alimentação, entre outros..
Além disso, apontaram que a data de viagem, apresentada por Brenda Silva, está errada. Os Jogos Universitários de Verão, na China, estão agendados para o perído de 18 a 29 de agosto.
Procurada, Brenda confirmou sua história e foi apoiada pela Confederação Brasileira de Wushu (CBKW). O secretario geral da entidade, Marcus Vinicius narrou ao jornal que a modalidade praticada pela atleta, o Wushu, é opcional nos Jogos Universitários de Verão.
De acordo com ele, a CBDU não iria custear os atletas que fossem competir nessa modalidade e, em comum acordo, as Confederações determinaram que se a CBKW quisesse levar seus competidores, a Confederação de Wushu deveria custear.
Ao selecionar seus atletas, entre eles está Brenda Silva, a CBKW conversou com os mesmos e informou que poderiam participar os que tivessem como custear. Foi ai que surgiu a decisão de alguns realizarem a vakinha virtual.
Além disso, sobre as datas conflitantes, Marcus Vinicius apontou que a previsão é de que os atletas viagem com uma semana de antecedência.
Mesmo após a declaração da CBKW, a CBDU nega os fatos.