O trecho, por onde trafegam mais de 2.700 automóveis por sentido em horário de pico, será revitalizado pela estrutura de 278 metros em formato de ferradura, edificada exclusivamente para ser usada como alça de retorno pelos motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem retornar à região central de Cuiabá ou ter acesso ao Centro Político e Administrativo.
A inauguração do viaduto será na segunda-feira (10.02), às 9 horas e a liberação do trânsito no dia seguinte.
Composto por duas faixas de circulação, em apenas um sentido, o viaduto rodoviário proporcionará fluidez ao sobrecarregado trânsito da região, como explica o engenheiro de tráfego Rafael Detoni, que é assessor de Mobilidade Urbana da Secopa.
“A retenção dos veículos por causa dos semáforos já estava gerando longas filas de congestionamento, que entravam em conflito com os cruzamentos. O fluxo contínuo proporcionado por essa obra reduzirá em até cinco minutos o tempo de percurso dos motoristas”, afirma.
O itinerário para quem segue em direção aos bairros da região do CPA, deverá ser adotado pelas faixas da esquerda, abaixo do elevado. No sentido inverso (CPA-Centro), os veículos terão duas faixas de rolamento livres para o tráfego, ainda passando por debaixo da arquitetura (como mostra a imagem ao lado), e uma terceira pista lateral ao viaduto para aqueles que se dirigem ao Centro Político e Administrativo.
O mesmo curso deverá ser tomado, seguindo pela via marginal e após conversão à direita, para quem trafega sobre a estrutura e se destina ao Centro Político e Administrativo.
“O acesso de pedestres à avenida também está garantido”, diz o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho. Devido às alterações, a faixa de travessia para pedestres será sinalizada logo após os atuais pontos de ônibus, nos dois sentidos da via, com rebaixo para cadeirantes. “Ao executar um projeto devemos pensar em como atender bem toda a comunidade, garantindo o direito à acessibilidade e não limitando o direito de ir e vir”, completa Sobrinho.
VIADUTO RODOVIÁRIO
O projeto arquitetônico do viaduto Sefaz, presente no escopo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na linha 1 (Aeroporto-CPA), compõe as 13 obras de arte planejadas para os 22,2 km de percurso do novo modal de transporte urbano.
“Essa foi uma obra rápida, que demandou pouca remoção de interferência e muita paciência da população, por se concentrar em uma das principais avenidas de Cuiabá. A compreensão e o apoio foram essenciais em todas as etapas dessa obra”, comenta o coordenador da Comissão de Fiscalização do VLT na Secopa, Edno Carvalho.
Da Assessoria