As vendas para o Natal registraram queda de 1,7% em todo o país na semana de 18 a 24 de dezembro, na comparação com igual período do ano anterior. Foi o pior resultado desde o Natal de 2003, quando começou a ser realizado o levantamento, revela o indicador da Serasa Experian.
Foi também a primeira retração em 12 anos, segundo a Serasa. Em 2013, as vendas haviam subido 2,7% e, em 2012, 5,1%.
O final de semana que antecedeu o Natal (19 a 21 de dezembro) também registrou queda, de 2,1%, ante o final de semana correspondente de 2013 (20 a 22 de dezembro).
Na cidade de São Paulo, as vendas para o Natal acompanharam o ritmo nacional, caindo 2,7% na semana da data e 3% no final de semana.
Segundo os economistas da Serasa Experian, os juros altos encarecendo o crediário, inflação elevada e o baixo grau de confiança dos consumidores afetaram negativamente as vendas de Natal deste ano.
Vendas em shopping crescem 3%
Considerando apenas os shoppings, no entanto, o resultado foi melhor, com alta de 3% em relação a 2013, de acordo com dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), com base em levantamento realizado com 150 empresas associadas.
De janeiro a dezembro, as vendas em lojas de shoppings cresceram 8% sobre 2013, a R$ 143,4 bilhões.
Fonte: G1