Todas as unidades das policlínicas de Cuiabá, nos bairros Verdão, Coxipó, Pedra 90 e Planalto, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pascoal Ramos, seguem priorizando apenas casos de urgência e emergência, visto que atingiram a capacidade máxima de lotação. Já a UPA da Morada do Ouro abriu novas vagas nesta terça-feira (22).
Desde domingo (21), todas as unidades de saúde citadas estavam com as internações suspensas, diante do aumento de casos da Covid-19. A UPA da Morada do Ouro conseguiu abrir novas vagas após transferir alguns de seus pacientes para o antigo Pronto Socorro de Cuiabá e para o Hospital Metropolitano.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca que, em todas essas unidades, o atendimento está sendo priorizado para casos de urgência e emergência (classificados com as cores amarela e vermelha).
Com o pedido médico, estão sendo realizados os testes rápidos e RT-PCR para a Covid-19, bem como os exames de raio-x, nas unidades de saúde.
Mesmo com o aumento no número de leitos para vítimas da Covid-19, o sistema de saúde não está conseguindo atender a demanda.
Cuiabá tem 155 leitos exclusivos de UTI Covid, distribuídos entre Hospital Referência (95 vagas – sendo 80 para adultos e 15 pediátricas) e outras 60 no São Benedito.
O município tem mais 109 leitos de enfermaria exclusivas para pacientes com covid-19, sendo 18 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, 25 leitos na Policlínica do Verdão, 26 na UPA Sul, que fica no bairro Pascoal Ramos. O Hospital Municipal São Benedito, passa a contar também com 40 leitos de enfermaria para casos de covid-19, assim como o antigo Pronto Socorro, que possui mais 96 leitos de enfermaria.