DESTAQUE 1 Jurídico

Tribunal de Justiça adia escolha dos novos desembargadores

A sessão de escolha dos novos desembargadores do TJMT acaba de ser adiada. A presidente Clarice Claudino da Silva propôs no início da sessão que fosse adiada a votação de escolha dos futuros desembargadores da carreira da magistratura. Os desembargadores Orlando Perri, Carlos Alberto e Rubens de Oliveira se posicionaram contrariamente ao adiamento, enquanto os desembargadores Márcio Vidal, Marilsen Addario, Maria Helena Gargaglione, Helena Maria Bezerra, Pedro Sakamoto e João Ferreira defenderam a proposta da presidente do TJMT.

O desembargador Carlos Alberto arguiu os impedimentos do desembargador Márcio Vidal e da desembargadora Graciema Caravellas para participar da deliberação sobre o adiamento, gerando um clima tenso de confrontação entres os seus pares, mas após a conferência dos impedimentos e sobre o impasse instalado venceu a proposição da presidente do TJMT por 14 votos favoráveis contra 12 votos contrários para o adiamento.

Os juristas ouvidos pelo Circuito Mato Grosso disseram que o adiamento é normal e indica que o colegiado do TJMT ainda não tem consenso formado sobre os nomes que podem ser escolhidos, sendo necessário um pouco mais de tempo para essa definição sem maiores traumas aos grupos políticos do tribunal.

Assim, a sessão de escolha dos futuros desembargadores da carreira da magistratura se realizará apenas no ano que vem. A princípio está definido que a sessão será no dia 22 de fevereiro de 2024, às 14h30min. Provavelmente a escolha dos futuros desembargadores da carreira da magistratura será feita de forma conjunta com o desembargador do quinto constitucional da OAB/MT., pois o desembargador do quinto constitucional do MPMT ainda está sendo deliberado em sessão, o que pode ocorrer até o começo da tarde.

Marcelo Toledo

About Author

Jornalista e colaborador especial para o Circuito MT.