Cidades

Taxas cobradas pela Sefaz deveriam ser gratuitas, diz candidata a presidir o CRC/MT

 
Para a contabilista, os serviços deveriam ser oferecidos de forma gratuita para o contribuinte, dentre eles, as Taxas de Serviços Estaduais, conhecido como (TSEs), que são utilizadas para as novas inscrições estaduais e suas alterações, seja por motivo de novo endereço, composição societária ou qualquer outra mudança que a empresa venha a sofrer.
 
Silvia se posiciona diante da polêmica exposta pelo meio empresarial que declara como abusiva a cobrança dos valores sofridos nos últimos meses. Saiu dos R$ 46,25 e pulou para R$ 101,88.
 
De acordo com Silvia, na verdade, não houve aumento do valor das taxas, mas sim, uma redução de descontos antes concedidos pela Sefaz.
 
Para a contabilista, essa foi uma forma disfarçada que o Estado encontrou para aumentar o índice de arrecadação das taxas. “A Sefaz diminuiu a zero nos últimos meses o percentual de desconto em cima da UPF. Em 2012 se concedia redução de 50%. Em meados de março concedia apenas 25% e agora, a redução caiu para zero”, disse Silvia.
 
Como se isso não bastasse, Silvia destacou a Portaria 172/2013, publicada pela Sefaz, que declara a cobrança cheia da TSE toda vez que o processo for indeferido, não concedendo assim o prazo de 30 dias como era de costume para o cumprimento de exigências, que por sinal, na maioria das vezes, se dá apenas por falta de informação da Sefaz ou interpretação equivocada de quem analisa o processo. “Tal medida dá clara demonstração da sede de se arrecadar, seja por meio da cobrança exagerada do ICMS e agora, com as taxas de serviços, que repito, deveriam ser gratuitas”, destacou outra vez.
 
Para Silvia, essa atitude adotada pela Sefaz é lamentável, quando na verdade esta deveria manter uma política de incentivo aos contribuintes em se cadastrarem e manterem em dia com as informações, as quais são de interesse do próprio Estado. “A Sefaz caminha contrário a política de diminuição do custo Brasil. A Sefaz deveria adotar a pratica da Receita Federal do Brasil que não cobra nada pelo CNPJ”, concluiu.
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.