Política

STJ suspende liminar e governo vai dividir Fethab com prefeituras

O ‘cabo-de-força’ entre governo e municípios para saber quem fica com a verba do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) pendeu para o lado da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quarta-feira (11). A decisão da ministra Rosa Webber derruba a liminar que suspendia a divisão do fundo com as prefeituras.

A vitória dos municípios foi conquistada após reclamação impetrada pela AMM, que desde janeiro mobiliza forças para recuperar o repasse que deve ser usado para recuperação de estradas e investimentos em habitação popular. O principal argumento utilizado pela AMM por meio de reclamação impetrada pelo advogado Rodrigo Mudrovitsth, em conjunto com o jurídico da AMM, era que um juiz de Mato Grosso não tinha competência para julgar a ação.

A suspensão do repasse do recurso foi determinada por meio de liminar concedida pelo juiz Gilberto Bussiki, que no dia 30 de dezembro de 2014 atendeu a uma ação impetrada pela Associação de Produtores de Soja e Milho – Aprosoja.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que a luta da instituição para garantir o repasse dos recursos aos municípios foi intensa. “A aplicação dos recursos pelas prefeituras vai diminuir os custos do próprio estado com os municípios, que  poderão investir o dinheiro de forma eficiente, pois teremos 141 patrulhas trabalhando na recuperação das estradas e pontes”, assinalou. 

Governo

Por meio de nota, o Governo de Mato Grosso informou que irá cumprir a decisão do STF e dividirá os recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). "Assim que for notificado o Estado irá cumprir a decisção da justiça", disse trechoda nota.

A Justiça estadual havia acatado um pedido de suspensão da Lei nº 10.051/2014, feito pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). (com assessoria)

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões