Cidades

Sindicância pode levar mais de um ano para ser concluída pelo CRM

Foto Ahmad Jarrah

Na tarde desta segunda-feira (20) a vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, Maria de Fátima Carvalho disse que a equipe do CRM abriu sindicância para apurar o caso do paciente enviado vivo para o necrotério do Pronto Socorro de Cuiabá (PSMC). O processo segundo ela pode levar até um ano para obter conclusões dos possíveis envolvidos.

Maria de Fátima explicou que o PSMC terá 10 dias para enviar todas as informações sobre o caso. Um conselheiro que não teve o nome revelado pela vice-presidente, estará responsável para investigar toda a ação que aconteceu na unidade de saúde e para possível encaminhamento de outros profissionais de saúde caso estejam envolvidos. “Precisamos apurar cuidadosamente todos os fatos, para a partir dai dar direito da ampla defesa para todos os envolvidos. Até agora o Conselho irá investigar mais apuradamente a médica que assinou o prontuário atestando a morte do paciente”, disse durante coletiva na sede do CRM-MT.

A Secretaria de Saúde afastou temporariamente os 12 profissionais envolvidos no caso, que tiveram algum tipo de contato com Vitalino Ventura da Silva. O homem de 57 anos acabou falecendo no final da manhã desta segunda-feira (20).

Para a vice-presidente o caso é muito polêmico e deve ser visto com extremo cuidado, para não se dar julgamento de valores. “Existe o ‘Fenômeno de Lazaro’ onde o paciente tem a pulsação misteriosamente parada por alguns instantes e depois ele se reanima espontaneamente voltando a apresentar os sinais vitais. Isso é extremamente raro, mas pode acontecer. Porém como nós já havíamos denunciado neste mês o PSMC é um lugar propício para erros médicos, pois está totalmente deficitário”, explicou a médica.

Conforme Maria de Fátima o procedimento de investigação consiste nas seguintes etapas: Documentação, onde se buscará todos os prontuários e informações digitalizadas que existirem desde a entrada do paciente a constatação da sua morte; Serão ouvidas todas as pessoas envolvidas no caso como testemunhas; O conselheiro irá analisar as informações junto da procuradoria do CRM e a partir dai dará o seu parecer para um conselho formado por 4 médicos; Caso seja necessário um processo ético mais novas auditorias serão marcadas e a família da vitima será ouvida para posteriormente outros 11 médicos analisarem os laudos.

Homem vivo é enviado ao necrotério do Pronto Socorro de Cuiabá

Homem enviado vivo para necrotério morre nesta segunda-feira

Ulisses Lalio

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.