Esportes

Rodada desta terça define sete classificados para a Copa e equipes que vão à repescagem

 
Europa (UEFA)
 
Classificam-se diretamente os primeiros colocados de cada um dos nove grupos das Eliminatórias Europeias. Já se garantiram na Copa de 2014 a Bélgica (1º do grupo A), a Itália (1º do grupo B), a Alemanha (1º do grupo C), a Holanda (1º do grupo D) e a Suíça (1º grupo E).
 
No grupo F, a Rússia tem 21 pontos, três à frente de Portugal. Os russos enfrentam o Azerbaijão na capital do país adversário e os portugueses jogam em casa contra Luxemburgo. Para a Rússia, basta um empate. Para conseguir o primeiro lugar na chave, Portugal deve contar com uma derrota russa e ainda precisa vencer com ampla diferença de gols: o primeiro critério de desempate é o saldo de gols. Neste momento a Rússia tem 15 de saldo, contra 8 dos portugueses.
 
A Seleção de Bósnia e Herzegovina está empatada com a Grécia no grupo G, ambas com 22 pontos, mas os bósnios lideram a chave por conta do saldo de gols. Gregos jogam em casa nesta terça contra Liechtenstein, enquanto a Bósnia joga com a Lituânia fora.
 
O grupo H tem a Inglaterra como líder com 19 pontos, um à frente da Ucrânia. Os confrontos decisivos são Inglaterra x Polônia e San Marino x Ucrânia. Por fim, no grupo I, a Espanha tem 17 pontos, três de vantagem em relação à França. Os atuais campeões mundiais enfrentam a Geórgia precisando apenas de um empate. A França joga contra a Finlândia e só se classifica diretamente para a Copa se vencer a partida e assistir a uma derrota dos espanhóis, ainda assim precisando superar o saldo de gols da Espanha.
 
Repescagem
 
As partidas desta rodada também vão definir os oito melhores segundos colocados, que disputarão a repescagem europeia em busca de quatro vagas para o Mundial. No grupo A, a Croácia garantiu a segunda posição, assim como a Suécia no grupo C.
 
Na chave B, ainda têm chances de irem à repescagem Bulgária, Dinamarca, República Tcheca e Armênia. Já no grupo D, Turquia, Romênia e Hungria lutarão pelo segundo lugar. Islândia e Eslovênia brigarão pela vice-liderança do grupo E. No grupo F, o segundo lugar pode ser apenas de Portugal ou Rússia e, no grupo G, os únicos que podem disputar a repescagem são Bósnia e Grécia. Na chave H, além de Inglaterra e Ucrânia, Montenegro alimenta uma chance, que dependeria da combinação de resultados e melhora significativa no saldo de gols. Por fim, no grupo I, o segundo lugar ficará somente entre França e Espanha.
 
Como oito grupos do torneio classificatório europeu têm seis equipes e um grupo tem apenas cinco, para estipular quais os oito melhores segundos colocados serão eliminados os pontos obtidos nas partidas contra os lanternas dos Grupos A ao H. Dessa forma, será considerado para todos os segundos colocados o mesmo número de jogos. A repescagem será realizada entre 15 e 19 de novembro, em partidas de ida e volta. O sorteio desses duelos será realizado em  21 de outubro.
 
América do Sul (Conmebol)
 
No continente em que Argentina e Colômbia já carimbaram o passaporte, dois confrontos prometem bastante emoção na luta pelas últimas duas vagas diretas.  Chile e Equador se enfrentam em Santiago, ambos com 25 pontos. Um empate classifica as duas equipes. Em Montevidéu, o Uruguai, com 22 pontos, enfrenta a Argentina. Além de ganhar a partida em casa, os uruguaios necessitam que haja um vencedor no confronto entre chilenos e equatorianos, para que a quarta vaga seja resolvida no saldo de gols. Quem terminar em quinto disputará, em novembro, a repescagem intercontinental com a Jordânia, em jogos de dia e volta.
 
América do Norte, América Central e Caribe (Concacaf)
 
Para se juntar aos já classificados Estados Unidos e Costa Rica, a equipe de Honduras, com 14 pontos, precisa de um empate contra a já eliminada Jamaica. Mas o terceiro posto, que leva à qualificação direta para o Mundial, também é cobiçado pelo México, com 11 pontos. Além de vencer o confronto com a Costa Rica fora de casa, os mexicanos devem torcer para uma derrota de Honduras, e ainda precisam ter melhor saldo de gols.
 
A Seleção que terminar em quarto vai jogar a repescagem intercontinental contra Nova Zelândia em novembro. Na briga por essa vaga, entra também o Panamá, com 8 pontos. Para isso, panamenhos devem vencer os Estados Unidos, contar com uma derrota do México e ter melhor saldo de gols.
 
África (Caf)
 
No continente africano, dez países disputam cinco vagas em jogos de ida e volta, no formato mata-mata, que tiveram início no fim de semana. Jogando em casa, Burkina Faso derrotou a Argélia por 3 x 2 no sábado, e abriu vantagem. Costa do Marfim também venceu jogando com o apoio da torcida e fez 3 x 1 no Senegal. A Etiópia perdeu em casa para a Nigéria no domingo por 2 x 1, o que deixa as Super Águias com a possibilidade de se classificar somente com um empate. Já o jogo entre Tunísia e Camarões não saiu do 0 x 0. A última partida de ida será disputada nesta terça entre Gana e Egito.
 
Os jogos de volta das Eliminatórias da África serão realizados entre os dias 16 e 19 de novembro. Nigéria x Etiópia e Senegal x Costa do Marfim são os confrontos marcados para o dia 16. No dia seguinte, Camarões e Tunísia decidem a vaga, enquanto no dia 19 a Argélia recebe Burkina Faso e o Egito enfrenta Gana, no Cairo.
 
Países já classificados
 
Além do Brasil (sede), já estão classificados para a Copa as seleções de Japão, Coreia do Sul, Irã, Austrália – qualificadas pelas eliminatórias asiáticas -, as europeias Itália, Holanda, Bélgica, Alemanha e Suíça, além de Estados Unidos e Costa Rica pela Concacaf e Argentina e Colômbia na América do Sul.
 
Portal da Copa

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos