O município entrou em estágio de atenção às 5h25 desta sexta-feira (5), segundo o Centro de Operações.A passagem de uma frente fria perto da costa provoca chuva moderada a ocasionalmente forte. Rajadas de vento de 71 km/h foram registradas no Forte de Copacabana, na Zona Sul, por volta das 3h. O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três.A prefeitura recomenda que a população tome algumas ações preventivas: permaneça ou procure um local seguro, evite áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos, verifique se há sinais de rachaduras em sua residência e redobre atenção ao dirigir em casos de ventos fortes e chuvas com descargas elétricas.
Por causa da chuva forte, em ruas da Zona Sul da cidade houve formação de bolsões d'água. Os motoristas também precisam redobrar a atenção na Avenida das Américas e na Autoestrada Lagoa Barra, na Barra da Tijuca, e também em São Conrado, pois há grande acúmulo de águas nas pistas.Nos bairros do Méier e Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, também choveu forte durante a madrugada. Por volta das 6h desta segunda, muitas pessoas que saíam para trabalhar buscavam abrigo embaixo de marquises para esperar a chuva melhorar um pouco, como mostrou o Bom Dia Rio. No mesmo horário, a movimentação na Central do Brasil era intensa.
Previsão do tempo
Uma frente fria que está sobre o Rio de Janeiro vai deixar o instável e com nuvens carregadas durante esta sexta-feira. Segundo a meteorologia, a chuva mais intensa ficará concentrada no período da manhã.A temperatura máxima na Região Metropolitana será de 29ºC e na Região Serrana será de 23ºC, de acordo com o Bom Dia Rio.
Aeroportos
Os aeroportos Santos Dumont, no Centro, e Antônio Carlos Jobim, no Galeão, na Ilha do Governador, estavam abertos para pousos e decolagens, mas operavam com o auxílio de instrumentos por volta das 8h35. De acordo com as concessionárias responsáveis por ambos, até este horário, não havia registros de cancelamentos e atrasos.
Trânsito
Os cariocas enfrentavam problemas no trânsito na manhã desta sexta devido à chuva. Às 7h50, na Linha Vermelha, havia lentidão no sentido Centro, da Via Dutra até a Rodovia Washington Luiz, e da Infraero ao Caju.
Neste mesmo horário, o trânsito na Linha Amarela também estava lento no sentido Fundão, desde a altura de Abolição até a Avenida Brasil. Já na Avenida Brasil, havia retenções no sentido Centro na altura de Deodoro, Irajá e Ramos.
Às 8h45, o fluxo de veículos estava intenso na Ponte Rio-Niterói, no sentido Rio. Havia lentidão entre a subida e descida do Vão Central da ponte e o tempo médio de travessia era de 15 minutos, em ambos os sentidos.
G1