Cidades

Responsáveis por obras de impacto ambiental podem ser obrigados a plantar árvores em Cuiabá

Para incentivar o plantio de árvores, aliviando os impactos ambientais negativos causados pela construção de edificações, loteamentos, obras de vias de rodagem expressas e a retirada de vegetação, o vereador Diego Guimarães (Cidadania) apresentou projeto de lei que obriga o plantio ou fornecimento de mudas de espécies vegetais nativas ao horto municipal.
 
Pelo projeto, o responsável, seja ele pessoa física ou jurídica, do empreendimento, obra ou atividade que causará o impacto sobre o meio ambiente deverá fornecer as mudas como forma de compensação aos impactos negativos gerados. O plantio será feito com as espécies frutíferas que forem mais adequadas a cada lugar, segundo a ecologia, o solo e a dimensão de área respectiva.
 
“Essa medida possibilitará, ainda, contribuir com a preservação e minimização do desaparecimento de espécies da nossa fauna que se alimentam de frutas e vêm sendo dizimados pelo desmatamento e pela urbanização desordenada”, diz justificativa do projeto.
 
O projeto prevê que o órgão ambiental municipal é o responsável pela avaliação dos impactos ambientais gerados ao meio ambiente, cabendo ao mesmo a elaboração, acompanhamento e aceite final das medidas compensatórias através de Termo de Medida Compensatória ou Mitigadora.
 
“Tendo em vista a necessidade premente de preservação dos ambientes naturais, principalmente em relação à flora e à fauna existente, considerarmos que, garantindo um percentual de 50%, no mínimo, de árvores frutíferas, ao menos nas áreas públicas municipais, contribuirá para a eficácia do resgate de carbono, para a melhoria da arborização e embelezamento da paisagem urbana”, ressalta o vereador no projeto. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.