Nacional

Renan quer ‘simplificar’ sessão para votar ajuste da meta fiscal

O presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta terça-feira (25) que vai se reunir com os líderes partidários da Câmara e do Senado para tentar “simplificar” o encaminhamento da sessão destinada à votação de vetos presidenciais e do projeto que autoriza o Executivo a abandonar a meta fiscal de 2014.

Após sessão tumultuada e marcada por debate acalorado entre governistas e oposição, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou na noite desta segunda-feira (24) o projeto de lei que autoriza o Executivo a economizar menos para pagar os juros da dívida pública, o chamado superávit primário.

Para ter validade, porém, o projeto ainda terá que ser aprovado pelo plenário do Congresso Nacional (formado por deputados e senadores). Uma sessão foi marcada para as 15h desta terça-feira, mas antes de apreciar o texto, os parlamentares terão que votar 38 vetos presidenciais e outros quatro projetos que trancam a pauta. Diante da extensa pauta, Renan Calheiros disse que pretende “simplificar” a votação dos vetos.

Questionado durante entrevista se será possível votar o projeto da meta fiscal ainda nesta terça, o presidente disse que vai depender da “evolução” da sessão e não descartou a possibilidade de não haver quórum suficiente.

“Não sei, vai depender fundamentalmente da evolução da sessão. Vamos votar os vetos, vou fazer uma reunião com os líderes para tentar simplificar o encaminhamento da sessão. Por enquanto o desejo é votar se houver quórum, para que possamos dar continuidade logo após a conclusão da apreciação dos vetos será melhor”, disse o senador.

Renan disse ainda que o Congresso Nacional não tem “alternativa” ao ajuste da meta de superávit e saiu em defesa do projeto enviado pelo governo.

“Estamos chegando no final do ano, o Congresso não tem alternativa ao ajuste. Não podemos faltar com o Brasil, então é fundamental que nós votemos isso logo”, afirmou.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus