As equipes de buscas na Indonésia retomaram os trabalhos neste sábado (10) na procura pelas caixas-pretas do voo QZ8501 da AirAsia e também por mais corpos das vítimas da aeronave, que caiu no Mar de Java há quase duas semanas com 162 pessoas a bordo. Nesta sexta-feira (9), sinais sonoros que podem ser dos registros de voo e voz da cabine teriam sido detectados.
Os trabalhos se concentram na cauda do Airbus, local onde geralmente ficam localizadas as caixas-pretas nesse tipo de aeronave. Com relação às vítimas, 48 corpos foram resgatados e ao menos 2 deles estavam presos nos assentos. Os fortes ventos e correntes marítimas têm atrapalhado as equipes na busca pelas partes maiores do avião, onde acredita-se que estejam mais corpos.
"Uma equipe está na cauda e outra separada está varrendo o fundo do mar em busca das caixas-pretas. Nós estamos olhando ainda para o corpo principal do avião, onde a maioria das vítimas podem estar presas", explicou Supriyadi, coordenador de operações da Agência Nacional de Busca e Salvamento.
A cauda foi encontrada na quarta-feira a cerca de 30 quilômetros da última localização conhecida do avião e a uma profundidade de cerca de 30 metros. Está prevista para os próximos dias a retirada da cauda do fundo do mar. Uma parte da causa já pode ser vista flutuando em alto mar.
As autoridades acreditavam que era mais provável que as caixas-pretas tivessem se separado durante o desastre. Os gravadores de dados e voz são vitais para a investigação que vai determinar o que aconteceu com o avião.
O voo da AirAsia desapareceu das telas do radar em 28 de dezembro depois de percorrer menos da metade do trajeto de duas horas de Surabaya, cidade da Indonésia, até Cingapura. Não houve sobreviventes entre as 162 pessoas a bordo.
Fonte: G1