Esportes

Novo horarário pode prejudicar jogos da Série A

Grêmio e Ponte Preta vão estrear um novo horário de partidas no Campeonato Brasileiro neste domingo. O confronto na Arena começa às 11h (de Brasília), em período do dia pouco usual para os jogadores. E o fisiologista Turíbio Leite de Barros, especializado na área do esporte, vê o descanso curto e a alimentação como possíveis dificuldades na adaptação à novidade.

Turíbio entende que a mudança no horário é um problema a ser enfrentado pelos atletas. "Existe uma série de circunstâncias que são prejudicadas, principalmente a questão de descanso. É preciso acordar, no mínimo, quatro horas antes, em um dia em que o atleta tem por hábito dormir mais, descansar um pouco mais", explica.

A preparação de gremistas e pontepretanos começaria com o despertador tocando antes das 7h, o que é a primeira grande diferença na rotina de um dia de jogo. Os atletas geralmente têm a manhã livre para descanso quando a partida é à tarde – sendo a primeira obrigação o almoço, às 12h.

Despertados, os jogadores de Grêmio e Ponte Preta logo fariam a única alimentação antes de entrar em campo. "A refeição no início da manhã também não é habito do atleta", avisa o fisiologista, que passou 25 anos no dia a dia do São Paulo . Ele explica que o desjejum precisa ser mais cedo do que o habitual para que a digestão não se estenda até o horário da partida.

Fazer em períodos matinais os treinos anteriores à partida é uma opção, mas, ainda assim, as diferentes intensidades entre jogo e treino tornariam impossível acostumar o atleta em período curto. "É completamente diferente, porque no treino a exigência é muito mais leve", avalia Turíbio, concluindo que o novo horário pode ser prejudicial à qualidade de Grêmio x Ponte Preta.

Fonte: Terra

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos