Esportes

MPF desconhece laudo citado pela Fifa e cobra da Secopa análises estruturais

 
A procuradora exige ainda, prova de que todos os reparos nas áreas afetadas pelo sinistro foram de fato realizados. “Ainda não tivemos acesso às análises estruturais feitas pelo projetista da obra e o engenheiro responsável. Precisamos destes laudos para de fato saber se há segurança para liberação do estádio”, pontuou. 
 
Bianca frisou que em nenhum momento o Ministério Público Federal (MPF) afirmou que a Arena é insegura. Acontece segundo ela, que a própria Concremat, empresa gerenciadora da obra, apontou a necessidade de mais estudos e análises de cálculos estruturais. “Se a própria gerenciadora está ciente desta necessidade, é porque de fato os laudos que tivemos acesso não são conclusivos”, disse ela. 
 
Em relação à declaração do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, dada na última terça-feira (19), dando conta de que o estádio é seguro e que não existe nenhuma preocupação da entidade em relação a essa questão, a procuradora foi taxativa: “Desconheço a existência de qualquer laudo citado pela Fifa. Se existe, nós não fomos informados e se existir nós vamos inclusive, solicitar a Secopa que este documento nos seja apresentado”.
 
Ainda de acordo com a procuradora, os trabalhos do MPF continuam sendo os mesmos, independente do posicionamento da Fifa. “O que estava sendo demandado continua, mesmo porque a Secopa ainda não nos respondeu os questionamentos”, finalizou a procuradora que disse aguardar os laudos que comprovam a recuperação das áreas afetadas e os resultados das análises estruturais.
 
Parecer técnico 
 
Foto: Mary JurunaO secretário adjunto de infraestrutura da Secopa, Alisson Sander, explicou que todos os procedimentos de reparo na Arena Pantanal já foram executados, bem como a perícia e o teste de carga que asseguram que a estrutura está preservada. 
 
De acordo com ele, o laudo apresentado ao MPF foi considerado inclusivo, pelo fato de não ter o parecer final do projetista calculista atestando todo o trabalho executado. 
 
“Todos os relatórios já foram feitos e garantem plena segurança e resistência da estrutura e comprovam ainda que não houve dano a estabilidade global do empreendimento. O pedido do MPF é um algo a mais para dar segurança de que não existem danos na estrutura da obra”, alegou o secretário. Por fim, ele pontuou que este pedido do MPF deve ser atendido até o final do mês de fevereiro. 
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos