Cidades

Mato Grosso é o 3º estado com maior risco de desmatamento em 2023, aponta Imazon

Mato Grosso se tornou o terceiro estado com maior risco de desmatamento na Amazônia, segundo monitoramento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). No estado, foram registrados 1780 ameaças de desmate, estando atrás apenas de Pará (4504 km²) e Amazonas (2298 km²).

Os três juntos representam 73% da área sob ameaça de floresta derrubada. Em Mato Grosso, o município com maior risco de desmate é Colniza, com 190 km². Já a unidade de conservação mais ameaçada no estado é a Resex Guariba Roosevelt, com 22 km².

Das 803 áreas protegidas da Amazônia, o que inclui terras indígenas, unidades de conservação e territórios quilombolas, 653 estão sob risco de desmatamento em 2023, conforme o monitoramento do instituto. Isso representa 81% de todos os territórios protegidos.

Já em relação à área total sob risco na Amazônia, 1.806 km² (15%) estão dentro de áreas protegidas. As mais ameaçadas são as unidades de conservação, onde 1.357 km² de floresta correm risco de serem derrubados. Em seguida estão as terras indígenas, com 433 km², e os territórios quilombolas, com 16 km².

Em 2022, o desmatamento na Amazônia foi o maior registrado em 15 anos, de acordo com o Imazon. Os dados se referem a janeiro e dezembro do ano passado, sendo devastados 10.573 km² — o equivalente à derrubada de quase três mil campos de futebol por dia de floresta.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.