Foto: reprodução
Por G1
Os acidentes com vítimas nas marginais Tietê e Pinheiros aumentaram em abril pelo terceiro mês após o aumento dos limites de velocidade, segundo balanço da Polícia Militar.
Dados do batalhão de trânsito da PM mostram que houve crescimento de 29,5% nos acidentes em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 136 casos contra 105 naquele mês de 2016.
Os limites de velocidade de 90 km/h na expressa, 70 km/h na central e 60 kn/h na local entraram em vigor no dia 25 de janeiro e foram uma promessa de campanha do prefeito João Doria (PSDB).
Considerando o período de fevereiro a abril, o aumento foi ainda maior do que o constatado em fevereiro. O número de acidentes com vítimas pulou de 277 para 396 – aumento de 43%.
Considerando o período de janeiro a abril, também houve aumento de 339 acidentes com vítimas para 503 – incremento de 48%. O mês de janeiro isoladamente também teve aumento de 62 para 107 casos.
Motos
De janeiro a abril foram 402 acidentes com motos nas marginais, mais que os 251 do mesmo período no ano passado.
A maioria dos acidentes com motos foi de manhã, entre 6h e 12h. Na Marginal Pinheiros, foi na pista expressa, entre a Ponte do Jaguaré e a Ponte Cidade Universitária. Na Tietê, a maior parte foi na pista local.
O G1 questionou a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) sobre os números. A companhia afirmou que a Polícia Militar que precisa explicar o levantamento. Segundo a CET, a PM usa metodologia diferente e conta os acidentes nos acessos e nas pontes das marginais, locais onde não houve mudança de velocidade.
Ainda segundo a CET, o programa Marginal Segura aumentou o número de agentes nas marginais. Desde 25 de janeiro, todos os acidentes com vítimas são comunicados à Polícia Militar e ao Samu.