Cultura

Linguajar Cuiabano é tombado

O fato foi comemorado em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (09.05) na sede da Academia Mato-grossense de Letras (AML), em Cuiabá, e contou com a presença do governador Silval Barbosa.
 
Silval agradeceu a presença “dessa lhufa de gente” (muita gente) que estava presente na cerimônia e, que segundo ele, é responsável pelo crescimento do Estado. O governador disse estar honrado por poder reconhecer a importância do linguajar cuiabano. “Não existe gente melhor no mundo que o nosso povo. O povo cuiabano é muito receptivo, afetivo e tem esse linguajar peculiar e maravilhoso. Sou apaixonado por Mato Grosso e amo de coração esta cidade e este estado”, disse.
 
Segundo a presidente da AML, Nilza Queiroz, o fato de Cuiabá ser distante dos grandes centros nacionais ajudou a preservar a cultura local. “A nossa fala é um divisor de águas e serve de identificação”, disse. A ideia do tombamento surgiu de dois escritores, Roberto Loureiro e João Bosco Nazareno.
 
Para a secretária de Cultura, Janete Riva, não haveria data melhor para que o linguajar cuiabano fosse reconhecido. A Secretaria de Estado de Cultura publicou a portaria que transformou o modo de falar em patrimônio imaterial no último dia 24 de abril. Segundo a portaria, “o linguajar cuiabano é parte constitutiva da cultura de Mato Grosso, instrumento de saber que serviu como base para a consolidação da cultura regional e instrumento principal de comunicação entre as pessoas”. Com o tombamento, o Linguajar Cuiabano passa a ser tutelado pela proteção especial do Poder Público.
 
Depois da cerimônia na AML, o governador seguiu para a sede do MT Fomento, antiga Casa dos Governadores do Estado, onde foi servido um tradicional Chá com Bolo. Silval ainda seguiu para o Palácio Alencastro, onde participou da cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, Mato Grosso e Cuiabá. A comemoração ainda foi marcada por apresentações culturais de música, dança, teatro e poesia.
 
Também estiveram presentes: o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, secretário de Educação, Ságuas Moraes, presidente do MT Fomento, Mario Milton e os deputados estaduais José Riva e João Malheiros.
 
Fonte: Secom-MT

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e