Preterido na última vez em que o prefeito Mauro Mendes (PSB) se licenciou do Executivo, para a realização de um transplante de rim, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), deve assumir a prefeitura no próximo dia 28 de dezembro, data em que Mendes viaja para o exterior.
As férias do socialista foram aprovadas nesta quinta-feira (18), durante a plenária da Casa de Leis. Por não ter um vice-prefeito, o presidente do parlamento cuiabano, Júlio Pinheiro, permanecerá no comando do município até 18 de janeiro.
Em março deste ano, Mendes se licenciou por 10 dias para realizar um procedimento cirúrgico: um transplante de rim para a sua esposa, Virginia Mendes, vítima de um quadro de infecção que começou durante campanha eleitoral de 2012.
Na época, quem assumiu os “poderes” de prefeito foi o procurador-geral do município, Rogério Gallo.
Pinheiro só não assumiu a prefeitura, pois, coincidentemente, precisou se afastar da presidência da Câmara para um tratamento de saúde em São Paulo.
Volta ao Palácio Alencastro
Não é a primeira vez em que Júlio Pinheiro assume a prefeitura de Cuiabá, em 2011, na então gestão de Chico Galindo, o petebista também ocupava a presidência da Casa de Leis e assumiu a gestão municipal por 15 dias.
Em pouco tempo, Pinheiro cumpriu a incumbência que lhe foi dada. Além de aprovar a lei que extinguia a Sanecap, criando uma agência de regulação para permitir ao município entregar para a iniciativa privada a concessão dos serviços de água e esgoto, o vereador ainda baixou um decreto que determinou a desapropriação do estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, que pertencia à Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) e, passou a ser patrimônio do município.