Esportes

Jogador Aranha se prepara para jogo de hoje contra o Grêmio

O goleiro Aranha está tranquilo antes de reencontrar com o Grêmio na noite desta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), na Arena, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este será o primeiro duelo entre as equipes depois de o camisa 1 do Peixe ter sido chamado de “macaco” pela gremista Patrícia Moreira. Apesar disso, ele não está vendo o jogo como uma chance de se vingar.

O santista, vítima de injúrias raciais na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, está vendo o reencontro desta quinta-feira como “normal”. Pessoas próximas a ele relatam que o comportamento do goleiro não mudou nos últimos dias por causa do jogo na Arena Grêmio.

Do dia 28 de agosto, quando foi chamado de “macaco”, até esta quinta-feira, Aranha falou duas vezes com a imprensa. Na última, depois de ajudar o Santos a superar o Vitória por 2 a 1, o camisa 1 desculpou Patrícia Moreira pelas injúrias raciais, mas deixou claro que espera que a justiça seja feita e ela pague pelo o que cometeu. O tom de voz do goleiro, porém, não levantou em momento algum da entrevista coletiva.

É com esse comportamento tranquilo que ele vai entrar em campo nesta quinta-feira. O técnico Enderson Moreira também espera que os fatores extra-campo não atrapalhem o desempenho dos santistas, que buscam a segunda vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro.

– É motivo para conversarmos com o grupo. Já conversamos sobre esse retorno à Arena. O importante é os atletas estarem tranquilos, que eles entendam que o jogo é importante para estarmos atentos. É essa a conversa que estamos tendo. Conversamos com um ou outro atleta. O foco tem de ser o jogo – disse o comandante santista.

Assim como Aranha, o treinador está tranquilo. Nem as declarações do Felipão, que insinuou uma suposta “armação” do camisa 1 do Peixe, deixam Enderson preocupado. O técnico acredita que o que o gremista falou não irá interferir na partida e prega respeito pelo adversário.

– Sinceramente, eu acho que isso (declarações do Felipão) não interfere. Não estamos preocupados com o que acontece fora de campo. Acima de tudo, temos de nos respeitar sempre. Todos somos profissionais e queremos fazer o trabalho da melhor forma possível. Vamos sofrer pressão da torcida, vão tentar nos desestabilizar, mas isso acontece sempre quando o time joga fora. O que determina o resultado é o que acontece dentro das quatro linhas – disse o treinador.

Relembre o caso

O incidente no jogo entre Grêmio e Santos, na Arena do Grêmio, em 28 de agosto, ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O goleiro registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia na sexta.

A maior repercussão recaiu sobre uma jovem mostrada pelas imagens do canal ESPN. Patrícia Moreira, 23 anos, foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Em 4 de setembro, prestou depoimento à polícia e, na sexta, pronunciou-se à imprensa, pedindo desculpas a Aranha e ao Grêmio, sob forte comoção. No total, dez pessoas já foram ouvidas pela polícia, que ainda não concluiu o inquérito.

As injúrias raciais proferidas por torcedores gremistas contra o goleiro tiveram outro desdobramento. Em julgamento no dia 3, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por unanimidade, excluir o Grêmio da Copa do Brasil. No primeiro duelo das oitavas de final, os paulistas bateram os gaúchos por 2 a 0. Haverá julgamento em segunda instância, no Pleno do STJD, ainda sem data oficializada.

Globo Esporte

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos