Esportes

Inauguração da Arena ainda é incógnita

 
Os constantes atrasos se devem, em parte, à polêmica com as cadeiras, que chegaram a ser licitadas, mas o alto preço fez com que o governo recuasse depois da intervenção do Ministério Público Estadual (MPE). Um acordo judicial firmado em audiência de conciliação entre a Secopa e a empresa Kango garantirá uma economia aos cofres públicos de aproximadamente R$ 1,3 milhão na aquisição das cadeiras da Arena Pantanal, um ‘desconto’ irrisório de R$ 29 por cadeira.
 
O curioso é que em 2010 a Arena Pantanal chegou até mesmo a ser o estádio mais avançado para a Copa. Hoje, as obras já estão 85% concluídas e os locais onde existem os trabalhos em maior ritmo são a instalação da cobertura, preparação do gramado, acabamento interno e entorno.
 
Na semana passada, mais um susto contribuiu para aumentar a dúvida sobre a conclusão da obra dentro do calendário. Um incêndio ocorrido no subsolo do estádio consumiu as placas de isopor que seriam usadas na cobertura. A Secopa informou que o incêndio, debelado rapidamente pelo Corpo de Bombeiro da capital, teria sido provocado por um curto-circuito e gerou desconfiança na população, pois a obra é nova e não teria razão para tal, apenas se não estivesse dentro de normas de segurança ou pela utilização de material e serviços de baixa qualidade.
 
Dos doze estádios da Copa do Mundo de 2014, seis ainda estão em construção. A previsão é de que eles sejam entregues até o final de dezembro, quando acaba o prazo. Em sua última visita ao Brasil, no começo do mês, o secretário-geral da Fifa, JérômeValcke, passou por Cuiabá e revelou preocupação com o risco de atraso na conclusão da Arena Pantanal, possibilidade agora admitida pelo governador Silval Barbosa.
 
Reclamando muito de ‘distorções’ em relação às obras da Copa, o governador garantiu, durante inauguração da ponte Antônio Dorileo, sobre o rio Coxipó, que apesar das dificuldades todas as obras ficarão prontas, “nem que seja daqui a dois anos”.  “Não farei nada de irresponsável para deixar para o próximo governador”, declarou, mandando um recado: “Não receberei nenhuma obra que não tenha qualidade e, se houver falhas, não serão por culpa da Secopa, mas das empreiteiras”.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos