Política

Governo diz que não irá implantar Teste de Integridade Pública

O Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC) do Governo de Mato Grosso esclareceu nesta quarta-feira (7) que não implantou – e nem é sua intenção implantar – o Teste de Integridade Pública nas repartições do Estado, conforme equivocadamente veiculado por alguns meios de comunicação.

O Programa de Integridade do Estado de Mato Grosso, cujo projeto de lei para a sua criação foi assinado pelo governador Pedro Taques (PSDB) e será submetido à aprovação da Assembleia Legislativa, não prevê esse tipo de teste.

Na realidade, consiste em um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de prevenção, detecção e remediação de fraudes, irregularidades e desvios de conduta, contrários ao interesse da Administração Pública a ser desenvolvido por cada órgão ou entidade a partir dos seguintes eixos fundamentais:

a) comprometimento e apoio da alta direção do órgão ou entidade com a definição e fortalecimento de instância interna de integridade;
b) análise e gestão de riscos;
c) estruturação e implementação de políticas e procedimentos internos voltados para a integridade;
d) comunicação e treinamento de todos os servidores e da alta administração do órgão ou entidade;
e) definição de estratégias de monitoramento contínuo e medidas de remediação, elaborando indicadores e divulgando resultados do plano.

O Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção tem como uma de suas premissas que o esforço e o engajamento do servidor público é um fator primordial para a conquista de um Estado ético, transparente e voltado exclusivamente para o bem público.

O teste

O Teste de Integridade foi retirado retirados pelos deputados federais do pacote das Medidas Contra a Corrupção proposto pelo Ministério Público Federal (MPF). Com o teste, os servidores passariam por situações que colocariam à prova sua idoneidade. “Simulação de situações sem o conhecimento do agente público, com o objetivo de testar sua conduta moral e predisposição para cometer ilícitos contra a Administração Pública”, segundo artigo 3º da proposta do MPF.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões