Esportes

Fifa sorteia grupos da Copa do Mundo de 2014

 
O sorteio vai definir os oito grupos da primeira fase do Mundial e indicar os confrontos da fase classificatória da competição. Cada grupo será composto por quatro seleções, que se enfrentam em turno único.
 
Para o sorteio, as equipes serão divididas em quatro potes, que vão de 1 a 4. O Brasil, como país-sede, e as seleções da Alemanha, Argentina, Bélgica, Colômbia, Espanha, Suíça e do Uruguai, as mais bem colocadas no ranking da Fifa de outubro deste ano, ocupam o pote 1 e são chamadas de cabeças de chave, ou seja, ocuparão a primeira colocação em cada grupo.
 
O segundo pote será composto pelas seleções da África e da América do Sul: Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile e Equador. O pote 3 é composto por seleções da Ásia e da América do Norte, América Central e Caribe: Austrália, Irã, Japão, Coreia do Sul, Costa Rica, Honduras, México e Estados Unidos. O pote 4, por sua vez, é formado por nove seleções europeias: Bósnia-Herzegovina, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal e Rússia.
 
Assim, as equipes do pote 1 (cabeças de chave) vão entrar automaticamente na primeira posição do grupo em que forem sorteadas. Como país-sede, o Brasil ficará na primeira posição do grupo A.
 
O processo terá início com o sorteio de uma equipe do pote 4, que será imediatamente colocada no pote 2, para que todos os potes somem oito bolas (ou oito seleções). Segue-se, então, o sorteio dos países do pote 1, que vão compor as oito chaves ou grupos da competição, que variam de A a H.
 
A seleção europeia que vai compor o pote 2 será encaminhada necessariamente para um dos grupos encabeçados por seleções de países sul-americanos: Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai. Isso, segundo a Fifa, é para impedir que três seleções europeias sejam colocadas em um mesmo grupo. Depois disso, começará o sorteio das seleções restantes do pote 2, que vão compor os sete grupos que sobraram. Os potes 3 e 4 serão sorteados em seguida.
 
O sorteio será dirigido pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e terá a participação dos jogadores uruguaio Alcides Ghiggia, do inglês Geoff Hurst, do brasileiro Cafu, do italiano Fabio Cannavaro, do argentino Mario Kempes, do espanhol Fernando Hierro, do francês Zinedine Zidane e do alemão Lothar Matthäus.
 
A abertura da Copa está marcada para o dia 12 de junho, no estádio do Corinthians, conhecido como Itaquerão, em São Paulo, ainda em construção e que teve seu cronograma de entrega adiado devido a um acidente ocorrido no dia 27 de novembro. A queda de um guindaste matou dois operários do canteiro de obras e danificou a cobertura da parte leste do estádio. Ontem (5), o presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que o estádio deverá ficar pronto até 15 de abril de 2014 e que a entidade ainda não considerou a possibilidade de que o início do Mundial seja feito em outra arena.
 
Agência Brasil 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos