Com concertos e apresentações musicais gratuitas para a população, o 2° Festival CirandaMundo começa nesta segunda-feira (01.07) e segue até 05 de julho, em Cuiabá. O evento é promovido pelo Governo de Mato Grosso e inclui, ainda, oficinas e palestras para estudantes e profissionais da música do Estado.
A programação de desta segunda-feira começa às 19h com a abertura do evento na Casa de BemBem, no Centro de Cuiabá, sede do Instituto Ciranda. A partir de amanhã (02.07), durante todo o dia, ocorre a parte técnica (oficinas de instrumentos, palestras e ensaios), que são voltadas para os 320 estudantes e músicos inscritos no Festival.
Os espetáculos para a população serão à noite, no Sesc Arsenal e no Teatro Zulmira Canavarros, sempre às 20h. Nos dias 02 e 03 haverá apresentações dos professores do Festival e artistas convidados. Nas duas datas, os concertos ocorrem no Teatro do Sesc Arsenal, trazendo música contemporânea e popular brasileira, além de quinteto de cordas e de sopros.
Na quinta-feira (04) será a apresentação da Orquestra Primeira Ciranda, composta por alunos intermediários inscritos no Festival, junto com um grupo de percussão. O concerto será no Teatro Zulmira Canavarros. No mesmo local, a Orquestra Ciranda Mundo se apresenta ao público, na sexta-feira (05), encerrando o evento.
“Mesmo sendo um festival de orquestra sinfônica, onde geralmente os repertórios tradicionais são mais valorizados, vamos apresentar música contemporânea, música popular brasileira, jazz, baião, música eletrônica, música experimental e muito mais”, explica a diretora de desenvolvimento institucional do Instituto Ciranda, Jéssica Gubert.
O 2º Festival CirandaMundo é realizado pelo Instituto Ciranda, por meio do Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).
A primeira edição foi realizada em 2021, via Edital Aldir Blanc, da Secel, com o objetivo de oferecer formação continuada a estudantes de música de Mato Grosso. Em função da pandemia, naquele ano, as apresentações e oficinas foram realizadas online.
Com informações da assessoria