Após publicar post em que defende o uso da cúrcuma para escovar os dentes em substituição aos cremes dentais, gerando polêmica nas redes sociais e críticas de dentistas, a apresentadora Bela Gil disse ao G1 nesta terça-feira (21) que sua intenção era mostrar uma alternativa às pessoas para evitar “os males do flúor”.
Segundo ela, os cientistas e médicos do Brasil precisam testar coisas novas e "não podem ter a cabeça quadrada”.
“Não me arrependo de ter feito esse post. Muita gente me falou ‘tira isso, é uma irresponsabilidade social’. Cada um tem seu olhar. Eu vou continuar com o meu. Gosto do que faço, das minhas experiências e acredito que faz quem quer e segue quem quer. Não estou aqui para apontar o dedo a ninguém”, afirmou.
O texto em sua página no Facebook – que até a manhã desta terça já tinha sido compartilhado mais de 9 mil vezes e recebido mais de 24,3 mil curtidas – fala sobre as propriedades da cúrcuma.
“Cúrcuma para escovar os dentes! Melhor do que qualquer pasta de dente por aí (na minha opinião)!!! Anti-séptica [sic], antibiótica, anti-inflamatória, 100% natural e sem efeito colateral (a não ser as manchas amarelas na escova e na toalha de rosto)”, escreveu Bela.
Chamada também de açafrão-da-terra, a cúrcuma é uma planta usada em temperos. Ela tem uma forte coloração amarela e é um dos ingredientes do curry.
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) se posicionou a respeito dizendo que não há evidência científica de que o uso de cúrcuma seja eficaz para evitar cáries e doenças na gengiva (leia mais abaixo).
'Repercussão boa'
Em entrevista por telefone direto da Itália, onde está com a família, a apresentadora disse ter achado boa a repercussão, "no sentido de fazer as pessoas olharem mais para o alternativo, em vez do que a indústria impõe".
A apresentadora contou que começou a usar creme dental sem flúor quando morou fora do Brasil.
"Depois passei para alguns produtos mais naturais e comecei a ler artigos sobre os efeitos seus benéficos. Faz uns meses que escovo os dentes todos os dias com a cúrcuma, mas não sou xiita e deixar de escovar o dente com pasta porque não tem cúrcuma", disse. Ela afirma ainda que a filha também usa e gosta.
Na noite de segunda, após receber diversos comentários negativos em seu post, Bela soltou um texto em seu site dizendo que nunca quis ofender ninguém "mostrando uma alternativa à pasta de dente para pessoas que não querem consumir mais toxinas do dia a dia", escreveu. "Adoraria se pudessem pesquisar e ler artigos científicos sobre os beneficios da cúrcuma na saúde bucal e sobre os efeitos maléficos da ingestão de flúor pela água e pasta de dente", complementou.
Ao G1, ela disse que há especialistas no Brasil que criticam o uso do flúor, classificando-o como uma substância pesada. "O problema é o excesso que a gente consome. Tirando ele da pasta de dente, se elimina uma dose", explica. "Muitos médicos já tentaram alertar sobre o problema do flúor, mas a gente sabe que a parte acadêmica do Brasil muitas vezes não quer ter esse olhar alternativo", finaliza.
Alerta dos dentistas
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) afirma que o flúor é um composto importante para a prevenção da cárie e de doenças da gentiva.
De acordo com Marco Antonio Manfredini, secretário-geral do Crosp, outras receitas caseiras que circulam na internet, que incluem ingredientes como bicarbonato de sódio e juá, por exemplo, também não têm respaldo científico.
“Sempre alertamos que essas formulações que são feitas com produtos que não têm evidências necessárias podem colocar em risco a saúde da população”, disse o especialista.
Fonte: G1