Nacional

Falso cardeal é detido durante manifestação na Avenida Paulista

Um falso cardeal foi detido nesta quinta-feira (20) durante a manifestação do dia da Consciência Negra na Avenida Paulista, informou o Bom Dia São Paulo. A polícia diz que o alemão Wolfgang Schuler, de 66 anos, não cometeu crime algum, mas foi levado para a delegacia porque circulava por igrejas se apresentando como arcebispo de São Paulo.O Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, divulgou nota no último dia 7 de novembro para todos os padres sobre um falso cardeal que circulava por paróquias de São Paulo. Segundo informações da Arquidiocese, o falsário chegou a ir a Paróquia São Paulo da Cruz (Igreja do Calvário), em Pinheiros, Zona Oeste da capital, e pediu ajuda financeira.

O homem negou que tenha cometido algum crime. No comunicado, Dom Odilio diz que o falso padre esteve também na diocese de Mogi das Cruzes e se apresentou como monge. Segundo a arquidiocese, o falso padre foi preso duas vezes na Bahia e chegou a ser extraditado para a Alemanha.Por ser estrangeiro, no começo da noite o falso padre foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, na Zona Oeste de São Paulo. Depois, voltou para a delegacia nos Jardins. Até as 7h, não havia informações se ele continuava detido.

Comunicado
O objetivo de Dom Odilo com o comunicado era fazer com que surgissem denúncias contra o falso cardeal. A informação de que ele teria aparecido na Igreja do Calvário surgiu após a notificação do arcebispo circular. A secretária da paróquia fez a denúncia. Após essa o ato, a arquidiocese não recebeu mais nenhuma informação sobre o falsário.

A Arquidiocese informou, via assessoria, que não registrou ocorrência na polícia contra o falso cardeal pois entende que o homem não cometeu um crime ainda. Segundo a instituição religiosa, a maior preocupação é alertar a igreja e que Schuler não engane fiéis, nem que faça as pessoas pensarem que é cardeal. Na carta de Dom Odilo, ele orienta que as paróquias procurem a polícia caso o homem insista em sua participação na Igreja.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus