Além do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), o problema também afeta outros serviços, entre eles o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). Segundo a Serpro, o problema já foi identificado e corrigido e a normalização do sistema está prevista para ocorrer até as 18h30m.
Em nota à imprensa, a Serpro diz que houve um um problema “entre a base de dados e a aplicação, sem afetar a integridade das informações”. Ainda não há informações do impacto da falha no sistema em todo o país.
De acordo com o Denatran, foram registradas oscilações nos serviços do Renavam e do Renainf, entre outros, nos Detrans do Rio de Janeiro e São Paulo. No Rio, em comunicado, o Detran disse que “a falha bloqueia apenas a emissão do CRV (Certificado de Registro de Veículo), obrigatório para os procedimentos relativos à primeira licença (emplacamento), transferência de propriedade e transferência de município”. Para os clientes que estão requerendo esses serviços, o atendimento é manual, segundo o órgão.
Já em São Paulo, o Detran informou, em nota, que “está impossibilitado de emitir Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e realizar serviços que exijam de consulta ou validação junto à base de dados nacional, como início do processo de habilitação, transferências de documentos e veículos e comunicação de venda.”
Fonte: OGLOBO