Segundo a agência de notícias estatal, Mubarak foi retirado da prisão de Tora, no Cairo, por um helicóptero. Ele será levado ao Centro Médico Internacional, um hospital militar no nordeste do Cairo, onde permanecerá sob guarda, de acordo com seu advogado, bem como fontes médicas e de segurança.
Do lado de fora da cadeia, uma multidão se reunia com cartazes com a foto do ditador. Mubarak governou o Egito por 30 anos, e renunciou ao poder em fevereiro de 2011, durante a Primavera Árabe –como ficaram conhecidos os protestos por democracia no Egito e em outros países árabes.
Crise no Egito
A saída de Mubarak da prisão acontece após uma semana violenta no país, após o governo militar que governa o país reprimir com violência a Irmandade Muçulmana, grupo do presidente deposto Mohamed Mursi. Os manifestantes que montaram acampamento em áreas do Cairo pediam a volta de Mursi, deposto por um golpe de Estado no dia 3 de julho deste ano.
Estima-se que mais de mil pessoas morreram nos confrontos, o que faz deste o mais sangrento conflito interno na história da república. Em meio à onda de violência, o governo interino decretou um estado de emergência durante um mês no país.
UOL